
Você sabe qual é a renda mínima para financiamento de imóvel?
Financiar um imóvel é, muitas vezes, a maneira mais fácil de realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel. Para isso, é necessário estar com a vida financeira organizada, além de entender direitinho como funcionam as regras dessa modalidade de crédito. Por exemplo, você sabe que é preciso ter uma renda mínima para financiamento?
Se você quer ficar por dentro de tudo o que é preciso para que a sua renda seja aprovada para um financiamento de imóvel, sugerimos que acompanhe este post até o final. Aqui, você vai conferir muitas dicas e informações relevantes. Boa leitura!
Como funciona o financiamento imobiliário?
O primeiro passo para realizar o sonho do seu imóvel financiado é entender como funciona essa modalidade de crédito. Basicamente, trata-se de um acordo feito entre você e uma instituição financeira com o recurso que você necessita para comprar o imóvel. Nesse caso, o comprador toma o dinheiro emprestado para adquirir uma casa ou apartamento e assume o pagamento parcelado, acrescido de juros, à instituição.
Como você deve prever, existem algumas etapas a serem cumpridas para isso. Por exemplo:
- escolher o imóvel que melhor se encaixa nas suas necessidades, desejos e orçamento;
- fornecer suas informações financeiras a instituições confiáveis para uma pré-aprovação;
- aplicar a solicitação de empréstimo para o imóvel escolhido;
- aguardar a avaliação da casa ou apartamento pelo banco ou financeira;
- submeter seus dados à uma análise criteriosa de crédito;
- negociar os termos de contratação, como taxas, prazos, parcelas e assim por diante;
- pagar o valor de entrada exigido no início do contrato;
- firmar o acordo com a instituição por meio da assinatura do contrato;
- efetuar os pagamentos mensais até a quitação total do imóvel.
Existe uma renda mínima para financiamento de imóvel?
A resposta para esta pergunta é: sim e não. Não existe um valor padrão que você precisa ter de renda para ser aprovado no financiamento de imóvel. No entanto, é exigido que as parcelas do acordo não ultrapassem 30% do valor total da sua renda.
Em outras palavras, se você tem um salário mensal de R$ 3 mil, por exemplo, a parcela do seu financiamento não pode ultrapassar R$ 900 mensais. Para isso, você pode recorrer a duas alternativas:
- optar por um parcelamento maior, assumindo mais juros, mas parcelas menores;
- ou dar um valor substancial de entrada, que diminua o montante restante para a quitação do imóvel.
Como aprovar minha renda no financiamento?
Se você acredita que existe uma boa chance de você cumprir com a renda mínima para financiamento imobiliário, considere algumas sugestões que podem aumentar essa probabilidade. Olha só!
Entenda o cálculo de renda mínima
Quando você entende melhor o cálculo dos 30% sobre a renda, fica mais fácil encaixar seu orçamento. Nesse momento, cabe avaliar quais estratégias podem ajudar você a:
- economizar mais para dar um bom valor de entrada; ou
- aumentar suas fontes de renda, comprovando um montante maior.
Saiba como melhorar as chances da aprovação
Se você quiser aumentar a probabilidade de aprovação, considere fazer uma boa pesquisa de mercado. As exigências entre diferentes instituições financeiras mudam bastante. Juros menores e condições mais flexíveis podem ajudar. Além disso, você também tem a opção de compor a renda com familiares ou amigos que tenham interesse na compra conjunta de imóvel.
Respeite as condições do financiamento
Todo banco e financeira tem condições bem específicas. Se você se preparar para cumpri-las, as coisas ficam mais fáceis. Reúna todos os documentos que podem ser exigidos para análise, tenha seus extratos bancários, melhore seu score de crédito e evite novas dívidas. Além disso, procure ter um relacionamento mais próximo com o banco, explicando suas necessidades e trocando ideias sobre o financiamento.
A União Construtora apoia o sonho do imóvel próprio! Por isso, estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e contribuir para a sua organização financeira.
Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum detalhe!