Como construir patrimônio: confira algumas boas dicas!

Como construir patrimônio: confira algumas boas dicas!

Acumular bens e direitos é uma maneira de garantir certa tranquilidade financeira ao longo da vida. Por isso, é tão importante entender como construir patrimônio e o que pode ser feito para mantê-lo rentável ao longo do tempo, escolhendo opções que se valorizam naturalmente com os anos.

Se você quer saber mais sobre o assunto e aproveitar algumas orientações úteis para começar a priorizar bons investimentos, está na hora de mergulhar no tema. Para ajudar, vamos explicar melhor o que é considerado patrimônio, compartilhar algumas dicas para aumentar o seu e, finalmente, sugerir uma alternativa atrativa.

Gostou da ideia? Então, vamos lá!

O que é considerado patrimônio?

Patrimônio nada mais é do que o acúmulo de todas aquelas coisas que estão sob sua posse — bens, direitos e deveres. Sim! Suas obrigações financeiras também compõem o seu patrimônio. Desse modo, tudo aquilo que agrega valor ao seu patrimônio é chamado de ativo, enquanto o que desvaloriza suas posses é chamado de passivo.

Existem diferentes formas de construir seu patrimônio:

  • trabalhando e usando suas fontes de renda para aplicar no mercado;
  • recebendo heranças ou doações de outras pessoas;
  • sendo contemplado por premiações de sorte etc.

Como aumentar o seu patrimônio?

Como você deve imaginar, é desejável que o saldo entre a soma dos seus bens e direitos e as suas obrigações seja positivo. Isso é o que vai configurar um patrimônio sólido para colaborar com a sua tranquilidade financeira no futuro. Para isso, você precisa começar a cuidar das suas contas desde já. Fique agora com algumas boas dicas para tanto!

Planeje suas movimentações financeiras

A primeira coisa a ser feita é começar a planejar todas as suas movimentações financeiras. Conte com o auxílio de um profissional que ajude a elaborar o seu orçamento mensal e determinar quais são os seus tetos de gasto em cada categoria — como alimentação, transporte e lazer. Isso permitirá que você reserve parte das suas finanças todos os meses.

Invista o seu dinheiro

A segunda fase diz respeito a multiplicar todos os valores que você conseguiu economizar na etapa anterior. É preciso fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. Existem, basicamente, duas formas de realizar isso:

  • investindo em aplicações com baixo risco e que fazem seu capital crescer lentamente;
  • apostando em alternativas mais arriscadas, mas com potencial maior de ganhos.

Assuma riscos calculados

Assumir riscos é uma parte fundamental para quem quer construir patrimônio sem precisar levar uma vida toda para isso. No entanto, é importante que isso seja bem calculado, para que eventuais perdas não desestabilizem suas contas. Uma boa dica nesse sentido é construir uma reserva de emergência, destinar parte das suas economias a aplicações menos arriscadas e focar o restante no que realmente acelera os resultados

Por que incluir um imóvel no patrimônio familiar?

O investimento em imóveis é uma das maneiras mais inteligentes de construir o seu patrimônio familiar. Primeiramente porque, se você for morar nele, deixa de pagar aluguel e começa a economizar uma quantia muito maior de dinheiro todos os meses.

Depois, caso já tenha um imóvel e não vá usar o segundo para residir, você pode alugar e fazer renda passiva por meio dele. Além disso, imóveis estão em constante valorização no mercado, o que significa que, se você decidir vendê-los daqui a algum tempo, dificilmente sairá perdendo dinheiro.

Você está pensando em como construir patrimônio e acabou de descobrir que isso exige disciplina e controle financeiro. No entanto, é um desejo que pode estar mais acessível do que você imagina. Com as dicas que acabou de conferir, você pode começar a trabalhar para o seu futuro.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.