
Como criar uma reserva de emergência ganhando pouco?
Criar uma reserva financeira de emergência é algo que todos deveriam fazer. Porém, a realidade é que a maioria das pessoas tem muita dificuldade em fazê-la e isso não importando qual a renda delas.
Devido a falta de educação financeira as pessoas acabam gastando tudo que recebem ou até mais do que podem, e com isso quando ocorrem imprevistos, essas pessoas acabam se endividando. Por isso, é muito importante criar essa reserva de emergência.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo exclusivo para ajudar você a criar sua reserva financeira para emergências, mesmo que você ganhe pouco é possível sim criá-la. E nesse post vamos explicar para você como fazê-lo.
Quer aprender como criar uma reserva financeira de emergência? Continue a leitura conosco!
O que é uma reserva de emergência?
Resumidamente, como o próprio nome sugere, é um fundo financeiro para eventuais emergências que possam ocorrer em sua vida. Por exemplo, imagine que você perca o emprego hoje, como você pagará suas contas até conseguir outro emprego?
Por isso, é recomendado que as pessoas guardem dinheiro o suficiente para se sustentar durante pelo menos 6 meses. E isso é a reserva de emergência, um dinheiro que você pode mexer a qualquer momento quando necessário.
Por que ter uma reserva financeira?
A reserva financeira é a sua garantia de que você vai ter dinheiro em momentos de emergência, por exemplo, imagine que fure um cano em seu apartamento, e com certeza você não poderá ficar com o cano furado. Então, se você não tiver uma reserva financeira, muito provavelmente será necessário que você se endivide para efetuar o reparo necessário.
Agora se nesse mesmo cenário você tivesse uma reserva financeira, você poderia imediatamente retirar o montante que você precisa dela para efetuar o reparo necessário e não teria uma dívida, mais que isso, no mês seguinte você pode repor o dinheiro que você usou com planejamento e sem se enforcar.
E é por isso que todo mundo tem que ter uma reserva financeira de emergência, porque com ela, sempre será possível arcar com eventuais acontecimentos sem se endividar para isso.
Como juntar dinheiro?
Agora essa é a pergunta de 1 milhão de reais. Juntar dinheiro pode parecer uma tarefa um tanto difícil, principalmente se você ganha pouco. Porém, não é tão complicado quanto parece ser. A realidade é que ter um mínimo de organização já é o suficiente para isso.
Organize-se financeiramente
A primeira coisa a se fazer é um levantamento de todos os seus gastos mensais, dessa forma você saberá o quanto você precisa para pagar suas contas. E então sim começar a se planejar para juntar dinheiro.
Faça um planejamento
Depois de levantar os seus gastos mensais, veja se o que você gasta é compatível com o que você ganha. Após isso, estipule metas para as suas receitas, por exemplo, 65% da sua renda para as despesas essenciais 10% para lazer, 10% para realizar a aquisição de algo que você queira e os 15% que sobraram guarde em uma poupança.
Bom, a realidade é que esse é um modelo padrão mas você pode dividir sua renda da forma que você achar mais apropriada, desde que você garanta uma porcentagem para você guardar e claro só mexer nesse dinheiro em casos de emergência extrema.
Controle os gastos
Com as suas despesas e receitas controladas e um planejamento feito, agora você precisa ter um controle dos seus gastos para que você não ultrapasse as metas que você estipulou para sua renda. Você pode anotar tudo que você gasta em um papel ou em uma planilha, mas é importante que você sempre anote tudo que você gasta.
Se educar financeiramente é a melhor forma de conseguir criar a sua reserva de emergência. Desse jeito, com certeza em pouco tempo você conseguirá juntar o que você precisa para essas eventualidades que podem acontecer.
Gostou do nosso conteúdo de como criar uma reserva de emergência? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ver esse conteúdo, estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn