
Apartamento funcional: 3 dicas de adaptação que você pode adotar
À medida que as áreas urbanas são valorizadas, fomentando cada vez mais a tendência de imóveis pequenos no mercado imobiliário, torna-se mais importante aproveitar ao máximo o espaço disponível, sem deixar que o ambiente fique abarrotado de elementos desnecessários. Em outras palavras: tornar o apartamento funcional.
Investir em uma boa iluminação, pensar em cores que se adéquem perfeitamente ao lugar e saber como utilizar cada espacinho do imóvel são apenas algumas ideias que podem proporcionar uma experiência de moradia muito mais agradável.
Por isso, preparamos este post para que você confira as 3 principais dicas de adaptação para tornar o apartamento funcional. Confira agora!
1. Invista em uma boa iluminação
Saber aproveitar a iluminação do apartamento em benefício dos espaços é uma das melhores formas de destacar certos pontos da residência, além de proporcionar uma sensação de conforto, amplitude e comodidade.
Usar a iluminação natural não apenas ajuda a economizar energia, como também regula a temperatura do ambiente e favorece a saúde e bem-estar dos moradores. Quanto à iluminação artificial, é importante pensar em como ela pode ser aplicada nos cômodos e durante atividades, como nas refeições, nos estudos, no trabalho ou nos momentos de lazer.
2. Pense em cores adequadas
Você sabia que as cores internas de um imóvel influenciam no estado emocional dos moradores? Pois bem, não é por coincidência que, por exemplo, hospitais e ambientes relacionados à saúde sempre têm predominantemente cores claras e frias, pois visam transmitir calmaria, paz, higiene etc.
O mesmo conceito deve ser aplicado às cores do apartamento funcional. Preze por tons neutros e evite tons quentes, pois isso garante um visual mais sofisticado e clean, além de contribuírem com uma sensação de harmonia e amplitude. Se ornar essas cores com os pisos e paredes, você terá uma decoração muito mais elegante e moderna.
3. Saiba aproveitar cada espaço
Por fim, como ter um apartamento funcional sem aproveitar cada espaço do imóvel, por menor que possa ser, não é verdade? A dica é começar pela definição das funções de cada ambiente da residência, pois isso ajudará a manter o ambiente organizado e confortável.
Tenha como base um planejamento que vise garantir praticidade e qualidade de vida ao cotidiano dos moradores. Ou seja, elimine itens que não têm necessidade e deixe apenas o que realmente for aplicável ao dia a dia.
A integração de ambientes, por exemplo, é uma tendência de decoração de imóveis que tem se popularizado bastante à medida que as pessoas têm comprado apartamentos pequenos. Por exemplo, integrar a sala à varanda. Outra ideia interessante é integrar dois cômodos para otimizar a composição do home office ou de um quarto. É possível, ainda, unir a cozinha com a lavanderia.
Como você pôde ver, deixar o apartamento funcional não é uma tarefa muito complicada. Basta ter criatividade, bom senso e uma visão estratégica sobre o que fazer com os espaços disponíveis no imóvel.
As dicas abordadas neste conteúdo sobre como montar um apartamento funcional foram úteis para você? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!