
Projeto arquitetônico: o que é e qual a sua importância para uma obra!
O projeto arquitetônico é uma das etapas pilares de uma construção, ou até mesmo de uma reforma, dependendo da sua dimensão. É nesse esquema que são organizadas todas as ideias e composições. Em outras palavras, é um manual de como tudo deve ser feito.
Porém, ele vai variar conforme o tamanho do terreno, tipo da construção e demais necessidades do proprietário. Além disso, ainda podem ser adicionados projetos complementares ao seu projeto arquitetônico.
Para entender mais sobre as etapas e o que consta nessa peça, continue no artigo.
O que é um projeto arquitetônico?
Um projeto arquitetônico é uma peça gráfica que esboça como a obra ficará quando pronta. Ou seja, é quando colocamos todo o planejamento no papel e ele é desenhado conforme o espaço disponível.
Porém, essa é uma parte do planejamento que vai muito além do visual ou somente da parte de design. O projeto arquitetônico é um documento que orienta desde os engenheiros até os responsáveis pela execução
Qual a importância do projeto arquitetônico para uma obra?
O projeto arquitetônico é importante para uma obra porque orienta os responsáveis quanto à execução de cada etapa. Ele permite a visualização da construção, evitando erros e retrabalhos que demandam tempo e mais custos.
Esse também é um documento que o ajudará a evitar imprevistos técnicos e, ainda, auxiliará no orçamento da obra. A importância do projeto arquitetônico também está associada ao planejamento de espaços mais funcionais, já que a tendência são construções menores.
Quais são as etapas de um projeto arquitetônico?
As etapas de um projeto arquitetônico podem variar dependendo da obra, dos serviços contratados e de outras varáveis. No entanto, as etapas mais comum e mais importante se dividem em cinco fases. Vamos conferir quais são elas.
Entrevista
A entrevista é a etapa em que o arquiteto se encontra com o seu cliente para entender as necessidades, ideias, sonhos e especificações para cada um dos ambientes. Esse contratante pode ser tanto um lojista que vai abrir um comércio quanto uma família que vai tirar o sonho da casa do papel.
Anteprojeto
O anteprojeto é a fase da primeira amostra do projeto arquitetônico. Funciona como um rascunho para que o cliente faça as primeiras considerações e revisões do que foi conversado na entrevista.
Os detalhamentos inclusos no projeto dependem do que foi contratado pelo cliente e das necessidades do local. Normalmente, fazem parte do projeto arquitetônico:
- fachadas;
- planta de cobertura;
- planta baixa;
- cortes.
Quando o projeto é mais complexo e demanda mais etapas, é feito um estudo preliminar, no qual o arquiteto explora a sua criatividade, cria croquis e começa a planejar os ambientes conforme as solicitações do cliente.
Compatibilização
A fase de compatibilização é o processo de alinhar e avaliar os projetos complementares para que eles estejam de acordo com o projeto arquitetônico e vice-versa.
Os principais projetos complementares são:
- hidráulico;
- paisagismo;
- sanitário;
- elétrico;
- climatização.
Projeto executivo
Após as etapas de revisões, ajustes e esboços, é feito o projeto executivo. Ele é a versão mais atualizada e com todas as informações técnicas para a execução da obra. Será esse documento um dos apresentados para aprovar o projeto na prefeitura.
Um bom e correto projeto arquitetônico é a etapa decisiva para um projeto que será aprovado pela prefeitura e que estará de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. Então, ter uma empresa de confiança e os profissionais ideais ao seu lado é fundamental.
Viu como um projeto demanda tempo, mas é o alicerce da sua construção? Para receber mais materiais educativos, dicas e informações, assine a nossa newsletter!