
Quero vender meu apartamento: como saber a hora certa?
Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus transformou totalmente diferentes mercados, certo? Na contramão, o mercado imobiliário teve um grande salto. Nesse sentido, muitas pessoas enxergaram uma oportunidade e chegaram a uma conclusão: quero vender meu apartamento.
Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em 2021, a venda de imóveis no Brasil deve crescer 35%. Já os dados levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostram um crescimento de 26% em 2020.
Então, é um bom momento para fazer negócios imobiliários? Se você faz parte do time das pessoas que desejam entender sobre esse assunto, confira mais o nosso artigo que ajudará a identificar se chegou a hora certa.
Quero vender meu apartamento: sinais de que chegou a hora de colocar a venda!
Bem, é comum que muitas pessoas sonhem em adquirir o próprio imóvel. Nessa mesma pegada, algumas outras sonham em vender o delas. Mas como você consegue saber se chegou a hora de se desfazer do seu apartamento?
Separamos alguns sinais que vão te ajudar a entender se chegou a hora certa.
Juros mais baixos
Um dos grandes fatores que tornam o momento favorável para vender o seu apartamento é que mais pessoas estão com disponibilidade para adquirir esse tipo de bem. Os juros de financiamento imobiliário estão baixos, então, vai chover oferta de gente interessada no seu imóvel.
Não é à toa que os dados apresentados na introdução mostram que o mercado continua aquecido mesmo diante de tantas problemáticas econômicas geradas pela pandemia. Se todos os sinais destacados anteriormente vão ao encontro dos seus pensamentos, chegou a hora de fazer negócios.
Crescimento da família
O número de compradores de imóveis que acabaram de se casar é enorme, mas chega um momento em que o compromisso matrimonial leva à expansão da família. Muitas plantas conseguem claramente atender um filho.
Entretanto, se chegou a hora de ter mais um filho ou se esse é o plano, talvez seja necessário adquirir um apartamento maior. Pensando nesse motivo, se as coisas não estão mais confortáveis com a sua família no imóvel, chegou o momento.
Valorização
Atualmente, muitos empreendimentos são construídos em áreas pouco habitadas, mas com grande potencial de desenvolvimento. Um dos grandes benefícios é que, ao chegar a evolução da região, o seu imóvel valerá bem mais que quando você o adquiriu.
Essa é uma tática adotada por diversas pessoas que desejam investir no mercado imobiliário e gerar uma boa receita. Mesmo que não seja do seu interesse comprar imóveis como uma maneira de investir a longo prazo, talvez seja uma boa oportunidade para realizar essa venda.
Localização
Já se enxergou em uma situação em que o local não está mais legal para morar? O imóvel fica longe do trabalho, a escola dos filhos é totalmente no sentido oposto e o gasto com transportes está lá no alto? Bem, a localização também faz parte dos sinais de venda de um apartamento.
Não basta ter em mente “quero vender meu apartamento”. É preciso ir além, verificar se o seu mercado está disposto a pagar pelo seu imóvel e começar a procurar o seu novo lugar para morar. A melhor maneira de fazer isso é contar com profissionais que entendam a sua região e esse segmento.
E aí, chegou a hora de vender o seu imóvel para comprar outro? Então, aproveite para deixar um comentário abaixo para sabermos mais sobre o que você está pensando!