
Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda!
Ao adquirir o seu imóvel, um dos aspectos importantes a se analisar é a região onde ele está localizado. Mesmo que a unidade seja perfeita e se encaixe com o que você sempre sonhou, é preciso verificar se o local onde ela se encontra também atende aos anseios e necessidades da sua família.
Avaliar qual o melhor bairro para morar é fundamental para que você garanta toda a qualidade de vida e satisfação que se espera da casa nova. E para isso é preciso levar em consideração uma série de fatores que, se passarem despercebidos em um primeiro momento, podem causar alguma frustração no futuro.
Confira neste post algumas dicas do que avaliar na hora de escolher o melhor bairro para morar e garantir maior satisfação na compra do seu imóvel.
Avalie a sua rotina
Uma etapa muito importante para definir qual o melhor bairro para morar é analisar em detalhes a rotina da sua família e projetar como a localização desejada impacta a todos. Hábitos e desejos devem ser atendidos, pelo menos em grande parte, na nova região onde a família vai viver.
Os deslocamentos, por exemplo, precisam ser analisados com cuidado. O ideal é que os locais onde as pessoas trabalham ou estudam tenham acesso facilitado à nova casa. A estrutura que a região oferece também precisa atender às demandas da família.
Se vocês não abrem mão de atividades ao livre, é importante escolher bairros equipados com parques ou outras áreas verdes. Se a família gosta de programas noturnos como jantar fora, pode ser uma opção melhor escolher bairros próximos a regiões dotadas de bares e restaurantes.
Ao fazer essa análise é importante pensar na rotina de todos os integrantes da família, para que ninguém fique prejudicado, distante de suas necessidades ou preferências.
Considere o estilo de vida
A sua nova casa precisa estar alinhada ao estilo de vida da família, aos seus gostos, hábitos e preferências. Pessoas que não conseguem viver longe do agito da cidade devem priorizar um bairro mais movimentado, próximos às áreas centrais.
Já quem prefere uma rotina mais sossegada pode optar por locais mais afastados, nas regiões periféricas da cidade, onde há menos trânsito e mais contato com a natureza, por exemplo.
O importante no momento de fazer essa avaliação é pensar a longo prazo. Às vezes, por impulso, se escolhe uma região porque ela é próxima do seu trabalho, mas se esquece do restante da rotina, quando não se está trabalhando. E que, provavelmente, o imóvel que se está escolhendo será sua moradia por muitos anos.
Pense na infraestrutura da região
Já falamos em analisar a rotina e o estilo de vida da família, mas é muito importante considerar a infraestrutura oferecida pela região. Afinal, a praticidade também contribui para a sua qualidade de vida.
Escolher um imóvel perfeito, mas que demanda uma grande logística e um grande deslocamento cada vez que você precisa de alguma coisa do mercado pode não ser a melhor opção. Ou pelo menos, você precisa ter pleno entendimento desse contratempo na hora de tomar sua decisão. Se isso não é um problema para você, ótimo.
Conhecer detalhes da infraestrutura de serviços, mercados, farmácias e restaurantes da região, por exemplo, é muito importante para se avaliar qual o melhor bairro para se morar.

Avalie a segurança
Nos dias de hoje, infelizmente é impossível analisar uma nova região para se morar sem pensar com muito cuidado na segurança. A tranquilidade é um valor muito importante quando se está pensando no bem-estar da família.
Ao analisar a segurança é preciso pensar em dois aspectos. O primeiro é o imóvel em si, o que inclui os equipamentos de proteção oferecidos pelo condomínio, etc. O segundo é a segurança do próprio bairro. Isso você pode investigar analisando os indicadores de segurança e conversando com moradores mais antigos da região, por exemplo.
A iluminação do bairro, a presença de policiamento e a própria circulação dos moradores nas ruas em diferente horários são pistas de o quanto um bairro é seguro para se morar.
Converse com a vizinhança
No tópico da segurança falamos que conversar com moradores da região pode ser uma forma de conhecer melhor o quanto o bairro é seguro. Mas esse não é o único benefício de se falar com quem já mora por lá a mais tempo.
Essa consulta pode ser bastante reveladora sobre o bairro. Quem vive a rotina da região pode esclarecer dúvidas e confirmar ou não suas primeiras impressões. Eles podem esclarece, por exemplo, se os serviços públicos funcionam bem na região, se o trânsito não se transforma em um caos nos horários de pico e outras tantas questões que você não identificou visitando o bairro.
Aliás, também é importante visitar o bairro em diferentes dias e horários para conhecer mais a fundo a sua rotina e não tirar conclusões a partir de uma primeira impressão.
Dê preferência aos bairros autossuficientes
Especialmente nas cidades médias e grandes, questões como trânsito e a poluição são problemas recorrentes e crescentes. E a grande circulação de pessoas entre as diferentes regiões é uma das causas de toda essa confusão.
Bairros autossuficientes, que oferecem variada infraestrutura de serviços aos moradores, são mais sustentáveis e ajudam a combater o problema. Morando neles você não apenas contribui para desafogar a cidade, mas também facilita a sua rotina e ganha mais tempo para curtir a sua família.
Como você viu neste texto, há uma série de fatores que você deve avaliar no momento de comprar seu imóvel para garantir que ele se situa no melhor bairro para a sua família. Além de toda a infraestrutura da unidade, é muito importante que ele tenha uma boa localização para garantir o sucesso da sua aquisição.
Aqui na União Construtora dispomos de empreendimentos de diferentes perfis, nas mais variadas localizações, e com certeza um deles é perfeito para a sua família.
Então, que tal agora entrar em contato com a gente e iniciar a busca pelo seu próximo imóvel? Nossa equipe terá todo o prazer em ajudá-lo a identificar o melhor bairro para sua família morar.