DIY de decoração

DIY de decoração: 5 ideias simples para você fazer em casa

Você olha em volta e tem vontade de fazer mudanças em seu apartamento que possam torná-lo mais criativo, aconchegante e cheio de personalidade? Talvez seja a hora de apostar nas suas habilidades manuais e fazer você mesmo os objetos que vão compor a sua ambientação. É disso que trata o DIY na decoração.

A sigla vem do inglês “do it yourself”, ou seja, faça você mesmo. Se pesquisar na internet, você vai encontrar uma série de blogs e canais no YouTube de pessoas que resolveram criar seus próprios projetos de decoração, produzindo objetos criativos, muitas vezes com reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

Ficou interessado em economizar e criar decorações personalizadas? Confira o nosso post e encontre sugestões inspiradoras!

Por que apostar nos projetos DIY de decoração?

A ideia do DIY na decoração é que as pessoas consigam liberar sua imaginação para criar, reformar ou construir coisas que tenham a sua marca. Ou seja, é um jeito de decorar os ambientes com a sua personalidade, inspirado no que você vê por aí, mas com o seu toque de Midas.

Além de ser um jeito econômico de deixar o seu lar mais bonito, o chamado “faça você mesmo” promove a sustentabilidade. Isso porque, na maioria dos casos, os projetos são feitos a partir do reaproveitamento de materiais que você já tem em casa.

Ou seja, ao usar o DIY na decoração, além de garantir uma ambientação única, você também promove a sustentabilidade e economiza ao complementar seus móveis novos com objetos feitos por você. Vale a pena, certo?

DIY de decoração: como fazê-los?

Se você chegou até aqui, é porque já está convencido de que a aposta no “faça você mesmo” para a decoração é uma boa ideia para imprimir sua personalidade em cada canto do seu apartamento, certo? Mas e agora? Como decidir quais serão seus projetos de DIY?

A internet está repleta de dicas de tendências para decoração DIY. Mas também trouxemos algumas ideias que podem inspirar você a colocar a mão na massa. Confira nossas 5 sugestões!

1. Molduras e quadros com papel cartão

Criar suas próprias molduras para fotos e quadros é muito fácil. Além de economizar, você não precisará nem mesmo furar a parede para pendurá-los. Para isso, você vai precisar de:

  • papel cartão (nas cores que você quiser);
  • cola;
  • tesoura;
  • régua.

Comece desenhando o molde no papel cartão, prestando muita atenção às medidas para que a moldura fique reta. Para isso, veja o tamanho da imagem que será usada (foto, gravura, desenho etc.) e adicione 2cm, tanto na largura quanto na altura. Faça, então, o desenho da moldura no papel cartão com as abas que serão dobradas para formar a moldura:

  • na parte superior e inferior, são quatro abas, com 1cm e 1,5cm alternadamente, lembrando de fazer um recuo nas pontas para encaixe;
  • nas laterais, também serão marcadas quatro abas para dobra, alternado as de 1cm e 1,5cm, sem o recuo.

Recorte o molde, dobre as linhas marcadas para dentro e cole a imagem que será usada no meio do papel cartão. Então, encaixe as dobras da moldura, colando as pontas nos quatro lados. Depois que secar, elas estarão prontas para pendurar na parede ou apoiar nos seus móveis, como estantes ou prateleiras.

2. Vasos com garrafas de vidro

Essa é uma das ideias mais simples de DIY na decoração. Use para os seus vasos de vidro:

  • garrafas de tamanhos diferentes;
  • tinta spray;
  • cola;
  • tecidos, botões, miçangas, laços ou o que mais desejar para a decoração.

Limpe bem as garrafas antes de começar o processo. Depois, pinte-as com o spray na cor que escolheu. Quando a tinta secar, é só usar a cola e os materiais que separou para decorar os vasos como achar melhor.

3. Revisteiros com canos de PVC

Além de muito úteis, os revisteiros podem deixar o ambiente bem charmoso com essa dica de DIY. Separe:

  • dois canos de PVC com 23cm de comprimento e 22cm de diâmetro;
  • dois canos de PVC com 43cm de comprimento e 22cm de diâmetro;
  • quatro canos de PVC com 35cm de comprimento e 22cm de diâmetro;
  • oito cotovelos de PVC 90 graus, com aberturas de 22cm de diâmetro;
  • tecido com 1,5m por 45cm;
  • tesoura;
  • tinta spray;
  • termocolante;
  • velcro;
  • ferro de passar.

Comece fazendo a barra em todo o entrono do tecido para que não desfie. Você pode usar o termocolante para isso, aplicando o ferro quente sobre o papel protetor. Leva somente 15 segundos sob o calor para que a cola esteja totalmente aderida ao tecido. Depois, aplique o velcro nos dois lados mais curtos (e opostos) do tecido.

Pinte os tubos de PVC usando o spray na cor que desejar, deixando secar por pelo menos uma hora. Para montar o revisteiro, você fará a armação usando os tubos e os cotovelos. A base será feita com aqueles que têm 23 centímetros.

Já a parte de cima usará os canos de 43 centímetros. Por fim, os canos de 35 centímetros devem ser montados nas laterais. Não se esqueça de fixar bem os cotovelos. Finalize encaixando o tecido, que envolverá as duas partes superiores da armação. Elas serão fixadas com o velcro, formando no centro a bolsinha que receberá suas revistas.

4. Vasos de cimento

Criar seus próprios vasos de plantas também é fácil se você usar o cimento. O melhor dessa ideia é que você pode desenvolver diferentes formatos, deixando a decoração do seu imóvel mais divertida. Junte, para isso:

  • argamassa e água;
  • pá de pedreiro;
  • vaselina ou óleo de cozinha;
  • potes diferentes para usar como molde (um deve caber dentro do outro);
  • tinta e pincel;
  • lixa.

Dilua a argamassa com água em um recipiente e mexa para que a massa fique homogênea. Depois, “unte” a parte interna do pote maior que servirá como molde com a vaselina ou o óleo de cozinha. Coloque a massa e cubra com o pote menor, que terá sua parte externa untada. Lembre-se de adicionar algo pesado dentro dele para que se mantenha firme até a secagem.

O cimento estará completamente seco após 24 ou 72 horas, dependendo das condições climáticas. Então, é só desenformar, lixar e pintar da maneira como desejar.

5. Mural para fotos

Nossa última dica é a mais simples de todas e pode ser feitas de diversas maneiras, dependendo da sua criatividade e de como ela vai combinar com seu estilo de decoração. Os murais mais simples podem ser feitos apenas com a aplicação de uma fita adesiva dupla face na parte de trás das fotos, que será coladas na parede na posição que você achar mais interessante.

Outra ideia é usar pregadores, criando um varal com as suas fotos preferidas. Para incrementar, no lugar de fios ou cordas, você pode usar um jogo de luzinhas pisca-pisca de LED para pendurar as imagens ou, até mesmo, prendedores decorados e coloridos. É tão fácil de fazer que, se tiver filhos, pode incluir essa atividade em suas férias com eles. O que acha?

Como depende apenas de imaginação e disposição para fazer as coisas por conta própria, o DIY na decoração não para de crescer. Essa tendência vem conquistando mais adeptos a cada dia, promovendo uma forma mais sustentável e econômica de deixar a casa das pessoas mais aconchegante, charmosa e cheia de personalidade.

O que achou do nosso post? Quer mais sugestões para que a ambientação do seu apartamento seja perfeita, sem ter que gastar muito? Confira nosso artigo sobre decoração de sala simples e barata!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.