Por que você deve investir em conforto acústico? Descubra!

Por que você deve investir em conforto acústico? Descubra!

Nada pior do que morar em um local com excesso de ruídos externos ou vizinhos barulhentos, certo? Esse inconveniente pode ser tanto esporádico quanto contínuo, que ao longo do tempo vai incomodar da mesma maneira. Por isso, uma alternativa cada vez mais valorizada nos imóveis é a questão do conforto acústico.

Você sabe o que é e como funciona o conforto acústico? Se ainda não entende muito bem o assunto, está na hora de começar a descobrir mais sobre ele e os benefícios que pode proporcionar para toda a sua família. Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que é conforto acústico?

O conforto acústico é o resultado proporcionado por medidas que visam reduzir tanto a entrada quanto a saída de sons de um determinado local. É algo comumente encontrado em estúdios, mas cada vez mais comum em residências, impedindo a interferência sonora de um cômodo a outro ou de um apartamento a outro.

O isolamento é adotado tanto na construção das próprias paredes da edificação, quanto nas suas aberturas. Hoje já são encontradas portas e janelas com enorme potencial de isolar um cômodo, evitando que os barulhos da rua ou dos vizinhos atrapalhem um morador de dormir ou trabalhar em casa, por exemplo.

Como ele é oferecido?

O objetivo do isolamento acústico é deixar os sons internos do lado de dentro e os externos, fora. Para isso, são usadas várias técnicas e materiais diferentes, que podem ser adaptados tanto na construção do imóvel quanto depois, em reformas.

Ele é constituído de:

  • mantas de materiais como lã de vidro, que podem ser aplicadas no contrapiso, nas paredes e até no teto dos cômodos;
  • painéis que absorvem o som e não permitem que ele reflita no ambiente, sendo uma estratégia de abafamento;
  • chapas drywall, que são feitas de gesso e outros materiais leves, justamente para fazer com que o som “pare” nessa estrutura.

Quais são as vantagens do conforto acústico?

A essa altura você deve estar se perguntando: mas qual a vantagem de usar o isolamento acústico em casa? Se você gosta de ter uma noite de sono sem interrupções ou não quer que o choro do seu bebê incomode os vizinhos, por exemplo, essa pode ser uma excelente resposta. Mas não é só isso.

O isolamento acústico possibilita:

  • maior qualidade de vida, sem poluição sonora dos ambientes externos;
  • aumento da produtividade para quem trabalha home office;
  • ganho de privacidade para reuniões com os amigos, familiares e colegas;
  • maior tranquilidade para fazer barulhos em casa sem atrapalhar ninguém.

Como ter um melhor resultado?

Existem outras alternativas que reforçam o isolamento acústico nos ambientes. Algumas delas incluem o uso de tapetes e até mesmo tintas com tecnologia de isolamento. Essas são alternativas mais simples, que não exigem grandes reformas e que reforçam os efeitos antirruído das demais táticas que você já conferiu.

Vale mencionar que existe uma norma da ABNT, de número 15.575, que determina exigências mínimas que as construtoras devem seguir no que diz respeito a aspectos de segurança e de isolamento acústico. Embora a fiscalização sobre os distúrbios sonoros não aconteça, essa é uma recomendação a ser considerada.

Quer ficar por dentro de outros assuntos como este? Curta a nossa página no Facebook!

sair-do-aluguel-de-forma-pratica-facil

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.