FGTS futuro: entenda como ele pode contribuir para a compra de um imóvel

FGTS futuro: entenda como ele pode contribuir para a compra de um imóvel

Se você está sempre de olho nas iniciativas que facilitam a compra de imóveis, já deve ter ouvido falar sobre o FGTS Futuro. Mas do que realmente se trata essa modalidade? Quem pode utilizar e quais são os prós e contras envolvidos?

É para sanar as principais dúvidas sobre o assunto que preparamos este post. Então, fique com a gente se você quer mais informações para avaliar as possibilidades e tomar a sua decisão com segurança!

Boa leitura!

O que é e como funciona o FGTS Futuro?

É uma medida que permite o uso de depósitos futuros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na compra de casas populares. Os beneficiários podem aproveitar saldos ainda não depositados para abater ou amortizar parcelas de imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O objetivo é auxiliar trabalhadores com carteira assinada que precisam complementar a renda familiar no momento de contratar um financiamento habitacional. Assim, grupos com menos condições terão uma nova oportunidade para adquirir a moradia própria.

Para quem a iniciativa é voltada?

Inicialmente, o FGTS Futuro será voltado apenas para as famílias que compõem a faixa 1 do programa habitacional do governo federal. Trata-se de um período de testes para, posteriormente, atender às demandas dos grupos que compõem outras faixas.

Portanto, os atuais requisitos para participar são:

  • ser trabalhador com carteira assinada;
  • ter renda familiar mensal de até R$ 2.640,00;
  • informar ao banco que deseja usar o FGTS Futuro;
  • financiar imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo a Caixa, no processo de contratação, o banco deverá informar a capacidade de pagamento para financiar imóveis com ou sem o uso de depósitos futuros. Caso a pessoa opte pela utilização desse saldo, os valores ficarão bloqueados na conta até que o montante devido seja quitado.

Quais são as vantagens?

O FGTS Futuro, como todo programa, tem pontos positivos e negativos que precisam ser considerados. A vantagem está justamente na possibilidade de usar saldo consignado na compra da casa própria, com caução dos créditos disponíveis na conta por um prazo de 10 anos.

Essa liberação permite um aumento nos valores dos imóveis a serem financiados. Durante a vigência do contrato, a Caixa Econômica Federal repassará, de forma automática, os depósitos futuros do empregador ao banco que aprovou o financiamento.

E quanto aos riscos?

Sobre os riscos, é importante destacar que, se o trabalhador for demitido, não poderá sacar o saldo que estiver comprometido com o financiamento habitacional. Ou seja, todo o excedente será aplicado para reduzir a dívida, e os contratantes continuarão responsáveis pelo pagamento integral das parcelas.

A Caixa já considera a possibilidade de suspender as prestações por até seis meses nos casos em que o trabalhador perder o emprego, adicionando o montante não pago ao saldo devedor. Assim, em vez de acumular o saldo, a pessoa terá seus futuros depósitos bloqueados.

Agora ficou mais fácil decidir se o FGTS Futuro é a melhor opção para adquirir o seu imóvel. Lembre-se de que toda escolha que envolva investimento precisa ser feita com cautela e muita paciência, a fim de evitar arrependimentos.

Se você gosta dos nossos conteúdos, siga nossos perfis no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.