
O que é real estate e qual é a sua relação com quem investe em imóveis?
Você sabe o que é real estate? Bem, se você chegou até aqui porque já ouviu falar ou quer mais informações sobre esse conceito, provavelmente está buscando formas lucrativas de investir em imóveis.
O termo é um tanto quanto “novo” no Brasil, mas é bem popular nos Estados Unidos, por exemplo. Resumidamente, ele está associado a uma espécie de “ativo real” do mercado imobiliário e possibilita que investidores e proprietários consigam enxergar um amplo leque de oportunidades de como fazer dinheiro com seus imóveis.
Ainda achou confuso? Calma, que vamos explicar com mais detalhes ao longo deste post. Boa leitura!
Afinal, o que é real estate?
Como resumimos, “real estate” é um tipo de ativo relacionado ao mercado imobiliário. Em uma tradução livre, a expressão seria algo como “propriedade real”, ou seja, bens físicos, como um apartamento, que podem servir como forma de investimento por si só, diferentemente de outros modelos de aplicações que representam apenas “valores abstratos”, como ações, títulos etc.
Em outras palavras, você encara o seu imóvel muito além de uma simples propriedade: ele se torna um potencial ativo que pode gerar lucros acima da média. Entendeu a ideia?
Por isso, o conceito de real estate costuma abranger diferentes segmentos e possibilidades do setor imobiliário, como:
- desenvolvimento e incorporação no setor, visando a revenda de imóveis;
- administração de ativos imobiliários;
- geração de renda com aluguéis, tanto fixos como de temporada;
- sublocação por horas, diárias e blocos (conceito mais aplicado em imóveis comerciais).
- investimento e adaptação em novos conceitos de moradia, como coliving.
Por isso, lá fora, muitas imobiliárias e profissionais especializados já utilizam o termo real estate para apresentar e oferecer seus variados serviços.
Que tipos de imóveis podem ser considerados potenciais para o real estate?
É importante destacar que não há um padrão de imóvel que pode — ou não — ser enquadrado no contexto do real estate. Pelo contrário, qualquer tipo de propriedade pode ter um potencial de lucro, desde que haja um projeto bem definido, demandas no mercado e uma visão estratégica de negócio.
Dessa forma, imóveis residenciais, comerciais, terrenos, galpões, entre outros, podem se tornar verdadeiros ativos de investimentos.
Como investir em real estate com seu imóvel?
Como o conceito de real estate engloba uma ampla gama de possibilidades de investimentos por meio de um imóvel, o primeiro passo é enxergar possíveis oportunidades e as tendências do mercado imobiliário de sua região.
Por exemplo, se você tem um apartamento grande, mas atualmente não obtém retornos financeiros satisfatórios com aluguéis convencionais, que tal expandir as opções, considerando aluguel de temporada, coliving (compartilhamento de cômodos entre diferentes inquilinos) ou reforma e venda para investir em apartamentos menores?
A ideia do real estate é justamente olhar para seu imóvel como uma ferramenta e um ativo de investimento, e não somente como uma propriedade. Então, para fazer dinheiro, é necessário construir uma visão estratégica de negócio e utilizar o bem como fonte de renda no amplo e diversificado mercado imobiliário.
Se você gostou de saber o que é real estate e deseja investir no setor, lembre-se de contar com parcerias de confiança. Por isso, confira as oportunidades de investimentos da Construtora Unidão!