
O que é considerado um Imóvel Novo E Por que Eles São Uma Aposta Segura para um investimento?
Está planejando adquirir um imóvel novo? Essa opção de compra traz uma série de vantagens para o proprietário, já que trata-se de um investimento em um espaço moderno, com acabamentos e instalações recém-construídas, entre outras vantagens.
Porém, também é importante ressaltar os cuidados e atenção necessários antes de fechar negócio, de modo a garantir que você realize o melhor negócio. A seguir, entenda os principais motivos para investir em um imóvel novo e quais são os principais fatores que você deve considerar nesse momento.
O que é considerado um Imóvel Novo?
Um imóvel novo é aquele que não foi transacionado, ou seja, que ainda não foi comprado ou vendido, nem utilizado por nenhum proprietário anterior. Além disso, ele deve estar em sua primeira locação, podendo ser um imóvel na planta, em construção ou recém-construído.
Lembrando que, anteriormente, o imóvel só era considerado novo até completar seis meses após receber a concessão do “habite-se”, documento que atesta que ele está dentro das normas e regulamentações.
Atualmente, desde que não tenha sido transacionado, o imóvel novo pode incluir até mesmo aqueles que passaram por reformas ou renovações recentes.
Por que investir em imóvel novo? Quais são os benefícios em relação a investir em imóvel já usado?
Além da autonomia e independência, investir em um imóvel novo como o primeiro apartamento é uma boa alternativa para quem pensa em construir um patrimônio sólido. Afinal, diferente do imóvel usado, a aquisição de um novo traz mais liberdade na hora de personalizar o espaço, definir pisos e acabamentos.
Outra vantagem é a menor necessidade de gastos com a manutenção, já que o imóvel novo se encontra em perfeito estado de conservação. Pelo contrário, os imóveis usados podem estar com as instalações elétricas obsoletas, infiltrações e outros tipos de problemas que muitas vezes não estão aparentes.
5 Motivos para apostar seu investimento em imóveis novos
Após entender o que é um imóvel novo e seus benefícios em relação a um antigo, veja a seguir 5 motivos para investir nessa aquisição.
1.Modernidade
Os imóveis novos são construções atuais e, por essa razão, possuem projetos mais modernos em relação à arquitetura. Esses espaços passam a incorporar novas tecnologias para atender às tendências e necessidades dos moradores.
No caso de apartamentos, os mais modernos contam, por exemplo, com espaços como áreas para crianças e pets, academias e espaço gourmet, o que você dificilmente vai encontrar em imóveis mais antigos.
2.Personalização
Como citado anteriormente, Você tem mais liberdade na personalização de um imóvel novo, permitindo deixá-lo com as características de acordo com os desejos e necessidades da sua família.
Um imóvel antigo e desatualizado possivelmente será muito diferente do que você deseja ou precisa. Assim, os gastos com tempo em dinheiro serão maiores do que para personalizar o uma propriedade nova.
3.Menos gastos com manutenção
Quando falamos em investir em imóveis novos, as chances de precisar gastar com manutenção são bastante reduzidas em relação a um usado. Além disso, também há a possibilidade de contar com garantias que cobrem certos tipos de prejuízos nos primeiros anos após a compra.
4.Facilidade de financiamento
Vale lembrar que os imóveis novos são mais fáceis de conseguir crédito imobiliário para financiamento, principalmente dentro de programas como o Minha Casa Minha Vida.
Além de subsídios que reduzem o valor financiado, o programa oferece taxas de juros mais baixas para quem se enquadra nas faixas de renda permitidas, facilitando a compra de imóveis novos.
O financiamento de imóveis novos também apresenta prazos mais longos em relação aos imóveis usados, o que pode reduzir o valor das parcelas, tornando-o uma escolha vantajosa para quem busca estabilidade a longo prazo
5.Melhor alternativa como investimento
Se você deseja ter mais segurança no investimento, a compra de um imóvel novo é a alternativa que mais traz benefícios em relação à valorização, especialmente em áreas em crescimento ou empreendimentos bem localizados.
Imóveis novos, por não terem sido habitados, oferecem maior atratividade no mercado e, geralmente, podem ser revendidos por um valor mais alto, dado o estado de conservação e a modernidade das instalações.
Quais fatores considerar ao investir em um imóvel novo?
Apesar de todas as vantagens que envolvem a compra de um imóvel novo, também há alguns pontos de atenção antes de pensar em fechar negócio.
Entre eles está a regularização do imóvel, visto que a aquisição de um imóvel novo pode envolver custos adicionais, como a taxa de registro. É imprescindível verificar a matrícula junto ao registro de Imóveis, retirar as negativas, IPTU, taxas de condomínio, lixo, entre outros.
Além disso, ao escolher um imóvel para investir, a localização é um dos fatores mais críticos. Avalie o potencial de valorização da área, considerando aspectos como proximidade a centros comerciais, infraestrutura de transporte e o desenvolvimento urbano previsto para a região.
Outro ponto a considerar é a segurança e a tranquilidade do bairro, já que imóveis localizados em áreas seguras tendem a atrair inquilinos de maior poder aquisitivo e oferecem menos risco em termos de manutenção do patrimônio.
Seja para residir ou alugar, os imóveis novos são uma ótima opção de investimento. Para aprofundar ainda mais sua compreensão sobre como maximizar seu investimento em imóveis, continue a leitura no blog da Construtora União e confira o artigo sobre como investir em imóveis para alugar.