
Entrada de apartamento: quais as formas de dar esse valor?
Uma dúvida muito recorrente de quem está pensando em comprar um imóvel, é de quando e como deve ser paga a entrada. Para isso, existem alguns fatores que se devem levar em conta e também modalidades diferentes para se considerar.
A entrada de um imóvel não precisa necessariamente ser paga a vista, e o valor pode variar entre 10% e 30% do valor total do bem. Para se calcular a entrada e saber como poderá ser paga, varia de instituição para instituição, mas em qualquer uma delas, é levado em consideração a renda bruta familiar.
Para entender um pouco mais sobre as modalidades de entrada, continue a leitura com a gente!
O que é a entrada do financiamento?
É um valor antecipado pago antes da entrega do imóvel, logo que você assina o contrato de financiamento. A maioria das modalidades de financiamento cobrem de 70% a 80% do valor do imóvel, e o restante do valor deverá ser dado como forma de entrada antecipada a entrega do imóvel.
Podemos usar como exemplo, a Caixa Econômica Federal, na modalidade “Casa Verde e Amarela”, programa do governo voltado para população de baixa renda, que oferece planos com entrada de até 10% do valor total do imóvel.
Como pode ser paga a entrada do financiamento?
Ela poderá ser paga de várias maneiras dependendo do financiamento que você está contratando. No caso de um apartamento na planta, a entrada poderá ser paga parcelada em até 36x. Já na compra a pronta entrega, você poderá dar um sinal para assegurar a compra, e dar restante da entrada depois de 30 dias da assinatura do contrato.
Também é possível usar seu FGTS como entrada, para isso, você deverá ter acumulado pelo menos 3 anos de acumulados em seu fundo. Para usar seu FGTS como entrada, basta ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal com sua identificação com foto e o contrato do financiamento, e então efetuar o saque do valor necessário para dar de entrada no imóvel.
Em alguns casos também possível usar uma carta de crédito de um consórcio como entrada do financiamento. Caso você tenha feito um consórcio imobiliário e tenha sido contemplado, você pode usar a carta de crédito para essa finalidade.
Como se planejar para pagar a entrada do financiamento?
O ideal, é que você faça o seu dinheiro render, separe um valor todo mês para aplicar em uma poupança ou outro meio de aplicação. É importante ressaltar que quanto maior for a porcentagem da entrada, menor serão os juros, valor e números de parcelas.
Por isso, antes de entrar no financiamento faça esse planejamento para que você não se endivide depois. Pense que o valor das parcelas não podem ultrapassar 30% de sua renda bruta familiar, ou seja, você deve dar uma entrada que o valor das parcelas se enquadrem dentro desse critério.
Então agora que você já sabe como funciona a entrada do financiamento de um imóvel, siga nossas redes sociais para continuar tendo acesso a conteúdos exclusivos sobre compra e venda de imóveis, estamos no Facebook, Instagram, Youtube e WhatsApp.
18 de setembro de 2022 às 04:08
A Logística da Construtora em relação a dar o imóvel padrão já adquirido, pago, quitado. A logística pode trabalhar no sentido de aceitar a unidade padrão como parte do pagamento na aquisição da unidade duplex mais valiosa?
Preciso de atendimento neste sentido para, se for o caso, realizar uma segunda aquisição. Pagando a diferença do valor considerando como entrada o preço de mercado da unidade primeira. Teria juros amortecidos?
Att