
Entenda a importância da acessibilidade na arquitetura
Discutir a acessibilidade sempre foi algo que deveria ser tratado com considerável atenção. Verdade seja dita, nem sempre esse foi um assunto recorrente, ou que recebesse a importância que deveria tendo em vista a quantidade de pessoas que acaba afetando.
Entretanto, de algumas décadas para cá o mundo inteiro tem revisto essa postura, garantindo a mais gente possível, a possibilidade de se locomover livremente.
Para termos ideia da importância disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 23,9% da população brasileira possui alguma deficiência. Ou seja, para quase um quarto da população, ter mecanismos de acessibilidade acaba interferindo diretamente na sua qualidade de vida!
Mas calma, ainda temos muito do que falar para entendermos sobre a importância da acessibilidade na arquitetura, então siga com a gente para descobrir mais!
Definindo acessibilidade
Para entendermos bem o quão importante é a acessibilidade dentro da arquitetura, e como isso acaba impactando a vida de tantas pessoas, que tal começarmos definindo o que é? Para a nossa sorte, a própria lei brasileira traz uma definição para isso, que tal conferirmos?
O decreto n° 5.296 definiu acessibilidade como “a condição para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”.
Pensando a acessibilidade na arquitetura
Existem diversas formas de se modificar, ou planejar um projeto trazendo maior acessibilidade a ele, e garantindo então que pessoas com mobilidade reduzida consigam usufruir do ambiante adequadamente.
Algumas das coisas que podem ser feitas são:
- Uso de acentos elevados para vasos sanitários, de preferência com alças para suporte;
- Barras de apoio em banheiros, preferencialmente dentro do boxe, onde é mais escorregadio;
- Aumento de largura de portas e corredores, dando assim mais espaço para locomoção;
- Evitar ao máximo o uso de degraus, e ter sempre a opção de subida ou descida por rampas também.
- Uso de piso podotátil para melhorar locomoção de pessoas que possuem deficiências visuais.
Com essas dicas o seu projeto, com certeza, vai garantir muito mais acessibilidade para quem precisa, fazendo toda a diferença no dia a dia dessa pessoa.
Acessibilidade na hora de adquirir um imóvel
Em meio a tudo isso, talvez você se pergunte o porquê de você precisar levar isso em consideração, mesmo não possuindo nenhuma limitação locomotiva. Pode não parecer, mas observar esses pontos quando estiver pensando em adquirir um imóvel faz bastante diferença.
Afinal, todos nós envelhecemos, e é muito difícil que com a chegada da idade, algumas limitações não apareçam, então convenhamos que é melhor prevenir. Além disso, é muito pouco provável que não haja ninguém na sua família que não teria muito mais conforto quando fosse a sua casa, se não tivesse pelo menos alguns desses mecanismos.
Prestando um pouco mais de atenção a infraestrutura do seu imóvel, você garante muito mais conforto para você e toda a sua família!
Enfim, possuir um imóvel mais inclusivo pode ser de grande ajuda tanto para você, quanto para a sua família. Com maior acessibilidade, o esforço diminui, e a qualidade de vida tende a aumentar, tanto para você, quanto para quem realmente precisa!
Esperamos que tenham gostado do texto, e gostaríamos de convidar você para curtir a nossa página no Facebook!
25 de agosto de 2022 às 15:44
Eu amém essas definição tive um interesse a proposta e boa convivente e atende todas as espectativas precisa para convivência.