Energia solar em apartamentos: conheça as vantagens e como funciona!

Energia solar em apartamentos: conheça as vantagens e como funciona!

Com o aumento da relevância, e a conscientização da pauta ambiental, que vem acontecendo nos últimos anos por todo o mundo, diversos assuntos começaram a ganhar uma atenção a mais. Dentre eles, um dos que mais tem crescido recentemente, é justamente a geração de energia solar em apartamentos, por meio da instalação das placas fotovoltaicas.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) revelou um aumento de 70% nas instalações, entre os anos de 2020 e 2019. Essa pesquisa, acaba demonstrando que, na prática, não são apenas empresas, ou casas e sítios mais afastados que estão aderindo a essa modalidade.

Apesar disso, existem ainda muitas dúvidas e questionamentos sobre a instalação e uso desse tipo de energia, que acabam servindo de barreiras para a adesão de mais pessoas. Por isso, trataremos hoje de todas as suas dúvidas, dando a você dicas de onde instalar, e explicando com cuidado como usufruir de todos os benefícios da produção de energia fotovoltaica.

Ficou interessado? Então se prepare e siga conosco para entender mais!

É possível que eu instale um sistema de energia solar no meu apartamento?

Essa dúvida é normalmente a primeira das barreiras que começa a impedir que você busque o seu ideal da instalação de um sistema de energia solar no seu apartamento. A incerteza sobre se pode ou não instalar, e se há condições de ter os equipamentos e obter uma produção de energia razoável, acabam gerando uma incerteza que faz com que muitas vezes essa ideia seja apenas deixada de lado.

Para te tranquilizar, já vamos avisando que a instalação do sistema independe do tipo de residência que você mora, por mais que algumas condições possam facilitar ou dificultar um pouco as coisas. No caso dos prédios, as coisas realmente parecem mais difíceis, porém, a estrutura acaba sendo muito semelhante à de casas solo, acabando nos dando uma noção de como é sim, possível.

Claro que o ideal seria que, na hora da escolha de compra pelo seu apartamento, tivesse sido considerado uma análise da infraestrutura para essa atividade. Dessa forma, variáveis como o espaço, a incidência de luz solar, e a frequência de sombras poderiam ter sido verificadas antes, de forma a buscar o local que mais se adequasse e facilitasse o uso dessa energia.

Mas como disse, não é preciso desanimar, haverão algumas dificuldades a mais, porém ainda é possível encontrar formas para se beneficiar desse tipo de energia.

É necessário ter energia solar para todo o prédio?

Esse é um mito que acaba confundindo muita gente, que acreditando que ao instalarem os equipamentos precisarão dividir a energia solar com o prédio todo, deixam de usá-la. Mas a verdade é que hoje em dia tanto é possível, quanto permitido, que a produção de energia solar seja direcionada para um ou mais apartamentos, não necessitando ser compartilhada por todos.

Além disso, isso também precavem os temores de quem acredita que a sua energia acabaria sendo usada para as áreas comuns do prédio. Para ser honesto, esse temor até poderia ser verdadeiro até um tempo atrás, mas desde 2015, com uma resolução da ANEEL(Agência Nacional de Energia Elétrica), foi permitido que ocorresse esse rateio.

Como funciona de energia solar em apartamentos?

A primeira coisa é contatar um profissional especializado para realizar as instalações, pois não se tratam de coisas simples que possam ser feitas por qualquer um. Após o profissional da área ter terminado de instalar, as placas já começarão a absorver e produzir energia a partir do sol.

Mas apenas produzir a energia não é suficiente! Um equipamento chamado inversor de frequência será o responsável por realizar o direcionamento dessa energia até o relógio bidirecional, que é aquele que calculará quanta energia a casa está demandando.

A partir disso, o relógio te informará no caso do consumo energético do seu apartamento ser superior à produção, nesse caso tendo que pagar algum valor a distribuidora. Por outro lado, caso o saldo seja positivo, ou seja, você consuma menos do que produz, então você poderá gerar créditos que você utilizará para abater das contas de luz.

Onde instalar energia solar no apartamento?

Outra questão que acaba sendo uma barreira para aqueles que desejam instalar equipamentos que permitam o uso da energia solar, é justamente saber onde colocá-los. Afinal, a localização do apartamento vai interferir diretamente em onde é melhor instalá-los para poderem de fato cumprir a missão pela qual foram comprados.

Pensando nisso, separamos dicas de locais nos quais a instalação pode ser mais recomendada, tanto para fins práticos em relação à produtividade dos aparelhos, quanto ao conforto e funcionalidade para a sua rotina.

Cobertura

Começando logo pelas coberturas, sendo provavelmente as melhores opções para as instalações de dos equipamentos de produção de energia solar. Além de serem locais, via de regra, bem espaçosos, costumam possuir um alto nível de exposição a luz solar, permitindo que as placas fotovoltaicas produzam o máximo de energia possível.

O fato de haverem poucas sombras causadas por árvores ou outros prédios ao redor, ajudam a tornar a exposição constante, dependendo apenas da variável do tempo para a sua produção. Além disso, nesse tipo de instalação, a energia pode ser consumida tanto pela cobertura exclusivamente, quanto pelo restante do prédio por meio do rateio.

Quintal

Outro local importante se observar na hora de adquirir o seu apartamento é o quintal, que é outro local onde os equipamentos podem ser instalados. Mas nesse caso, por se tratar de apartamento no térreo, é importante observar como são as condições de sombreamento nesse local, uma vez que árvores e outros prédios podem atrapalhar a geração de energia.

Varanda

É comum pensarmos nas nossas varandas, e nos questionarmos como decorá-las adequadamente, as placas fotovoltaicas podem não ser as coisas mais charmosas do mundo, mas podem ser bem uteis. Fazendo uso do espaço da varanda, os equipamentos podem ser instalados, e então iniciar a produção e distribuição da sua nova energia para a sua casa.

É claro que é importante notarmos se há muitas sombras na região, uma vez que podem atrapalhar o bom funcionamento do seu equipamento.

Muitas das coisas que nos impedem de instalar e fazer uso da energia solar, muitas vezes, acabam sendo apenas mitos, que a falta de informação acaba nos proporcionando. Se olhado com atenção, existem muitas vantagens, e variedade na forma de se instalar e fazer uso dessa energia, que faz com que ela compense mais ainda.

Esperamos que tenham gostado do texto, e gostaríamos de convidá-los a entrar em contato conosco para mais informações sobre apartamentos com energia solar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.