
3 dicas para criar um jardim vertical no apartamento
Quem nunca sonhou em cultivar seus próprios temperos ou plantinhas, não é verdade? Muitas pessoas não investem no hobbie de jardinagem por acharem que apartamentos pequenos não comportam o cultivo de nenhum tipo de planta. Porém, a realidade é que você pode criar um jardim vertical para driblar a falta de espaço.
Preparamos este post com 3 ótimas dicas sobre como montar um jardim vertical em seu apartamento. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!
1. Escolha plantas de acordo com sua disponibilidade de luz e clima
O primeiro passo para criar um jardim vertical no apartamento é saber escolher as espécies de plantas de acordo com as condições que seu imóvel pode proporcionar. Dependendo da posição do apartamento, você pode escolher plantas que exijam menos necessidade de exposição ao sol.
Porém, ainda assim, precisará pesquisar sobre a frequência de regas, tipos de substratos e nutrientes, período para refazer a adubação, entre outros pontos cruciais para que a área verde esteja sempre bonita e cheia de vida.
Eis alguns exemplos, entre as inúmeras opções disponíveis, de plantas que podem compor o jardim vertical:
- samambaia;
- bromélias;
- orquídeas;
- cacto;
- jiboia;
- espada de São Jorge;
- rosa de pedra;
- begônia;
- pau d’água;
- hera.
2. Utilize estruturas metálicas ou pallets
Se você tem o desejo de criar um jardim vertical por conta da limitação de espaço no apartamento, duas excelentes alternativas para acomodar as plantinhas são suportes de ferro ou pallets de madeira.
Uma estrutura metálica, além de ter um design diferenciado e moderno, é resistente a ações do tempo e suporta espécies mais pesadas. É altamente indicada para quem deseja fazer uma horta fixada na parede da varanda.
Agora, se você prefere um estilo mais rústico, pode usar pallets de madeira para acomodar todo tipo de plantas em uma parede sem necessitar de diversos materiais para a estrutura. Basta posicionar o pallet encostado na parede, de modo que não caia com o vento. Se quiser garantir, pode fixá-lo com parafusos.
Você pode usar ganchinhos de metal para pendurar vasos de forma segura ou, ainda, inserir um suporte diretamente na madeira. Essa é uma forma rápida, simples e barata de ter seu jardim vertical no apartamento.
3. Reaproveite uma escada dobrável
Se você curte uma decoração mais minimalista e não quer ter o trabalho de mexer com ferramentas ou furar as paredes, o que acha de reaproveitar aquela escada dobrável que está encostada há anos no “quartinho de bagunças”?
Não importa se ela for de alumínio, madeira ou aço. Contanto que seja dobrável, é uma opção superprática para acomodar seus vasinhos de plantas ou temperos e, ainda, proporcionar um efeito charmoso ao apartamento.
Essa alternativa é viável tanto para o jardim vertical na sacada quanto na sala ou cozinha. Seu ponto forte é a facilidade de montagem e reaproveitamento.
Para concluirmos, vale ressaltar que, independentemente de qual seja o espaço disponível em seu apartamento, para que o jardim vertical fique sempre bem verde, bonito e repleto de vida, é importante escolher espécies que se adaptem melhor à sua disponibilidade de luz, umidade e arejamento do local, além da frequência de regas, podas e adubação.
As informações abordadas neste conteúdo sobre como criar um jardim vertical no apartamento foram úteis para você? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!