avaliação imóvel

3 fatores que devem ser considerados na avaliação de um imóvel!

Todo processo de compra e venda necessita de uma avaliação do imóvel antes de dar sequência. É a partir dela que conseguimos precificar de acordo com a realidade do mercado e as características da propriedade.

Durante essa ação, entende-se, além da infraestrutura do apartamento, a sua localização, as suas condições e todos os outros aspectos relevantes para entender por qual valor ele deve ser vendido ou comprado.

Você sabe bem como funciona a avaliação de um imóvel? Então, aproveite e confira este artigo. Vamos explicar quais são os três principais fatores que devem ser levados em conta durante o processo.

Qual é a importância da avaliação de imóvel?

Como adiantamos, a avaliação tem o objetivo de nivelar o empreendimento de acordo com o mercado atual, além de identificar todos os detalhes técnicos. Sem ela, os compradores podem fazer investimentos equivocados e ter retorno abaixo do mercado.

Ela deve ser feita em todos os casos de venda e compra de um imóvel. Desse modo, apenas com esse documento é possível chegar ao preço real, evitando qualquer tipo de prejuízo para as partes envolvidas.

Quais são os três principais critérios de avaliação de um imóvel?

A princípio, todos os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) apontam a necessidade de ter a avaliação de um imóvel no escopo dos documentos necessários para a comercialização de um bem como esse.

Entretanto, nem sempre todas as pessoas estão cientes de como esse processo deve ser feito. Para ajudar você, listamos abaixo os três principais critérios compreendidos.

1. Infraestrutura 

Apesar de abranger muitos pontos de avaliação, é comum remeter a algo voltado para a ficha técnica do empreendimento. Isso não é errado, afinal, todas as características físicas de um apartamento são relevantes para definir o seu valor de mercado.

Além disso, não só o interior do produto é avaliado, mas também o próprio condomínio faz parte da avaliação de infraestrutura. Nessa etapa, entendemos quais são os itens de lazer, as condições do ambiente, entre outros.

2. Localização

Este item tem muito a dizer sobre a relevância do imóvel. Afinal, não faz sentido você pagar o mesmo valor de um apartamento localizado numa região central por um que fica em uma região mais afastada.

Por esse motivo, quanto melhor for a localização do imóvel, melhor será a avaliação e, consequentemente, maior será o seu preço.

3. Segurança

Esse aspecto está muito ligado ao item anterior, mas, quando se espera mudar para um condomínio, automaticamente pensamos na segurança. Afinal, morar em um local seguro significa ter a tranquilidade de viver sem se preocupar com problemas ligados ao tema.

Durante a avaliação, entenda se existe proteção 24h e como é a infraestrutura do empreendimento para evitar qualquer tipo de ataque. Além disso, procure saber melhor se a localização é segura ou não.

Em conclusão, a avaliação de um imóvel tem um caráter decisório no mercado imobiliário. Em outras palavras, ela influencia desde o valor da propriedade e o nicho de mercado até as condições de pagamento. Por esse motivo, é muito importante que ela seja feita corretamente, por um profissional capacitado que já tenha o know-how completo no mercado.

Quer saber como a União Construtora pode ajudar você nisso? Aproveite e entre em contato conosco para saber mais como funciona o nosso processo de avaliação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.