
Como ter uma casa sustentável? Descubra aqui!
Você já pensou em como ter uma casa sustentável? Com os temas ambientais ganhando cada vez mais destaque, essa é uma tendência importante nas casas e apartamentos. Nesse cenário, muitas construções já são feitas com foco na proteção da natureza e nas melhoras práticas.
Contudo, também é possível adotar alguns cuidados na rotina para se adequar ainda mais ao conceito. Se você quer conhecer as dicas para ter um lar mais sustentável, continue a leitura deste conteúdo!
Adote a coleta seletiva e reaproveite itens
O primeiro passo para a sustentabilidade é saber como separar o lixo para a reciclagem. Isso ajuda na preservação dos recursos naturais e evita descartes incorretos, que também são prejudiciais à natureza.
Para isso, verifique como funciona a coleta seletiva na cidade — algumas prefeituras oferecem o serviço, mas também é possível encontrar cooperativas e outras formas de aderir ao sistema.
Além disso, vale a pena reaproveitar itens no dia a dia para reduzir o volume de lixo: latas e garrafas, por exemplo, podem se tornar objetos decorativos. Na internet você encontra várias dicas para transformar coisas que seriam jogadas fora em novos objetos, basta investir no DIY.
Economize energia elétrica e água
Se você deseja ser mais sustentável, precisa ter atenção ao gasto de água e energia elétrica. Tenha atenção às luzes que ficam acessas, troque as lâmpadas por opções mais econômicas, como as de LED, e não deixe itens ligados sem necessidade.
Em relação à água, não deixe torneiras abertas, tenha atenção ao tempo de banho e não use mangueiras para lavar áreas externas: dê preferência aos baldes. Aqui, também vale a pena reutilizar, como no caso da água da máquina de lavar roupa, que pode ser usada para a limpeza de outros espaços.
Verifique o consumo energético dos eletrodomésticos
Outra dica sobre como ter uma casa sustentável é ter atenção aos eletrodomésticos utilizados. Inclusive, essa questão se relaciona com a economia de energia. Esses produtos contam com etiquetas que trazem uma classificação sobre o seu consumo energético, que vai de A a G.
Os produtos “A” são os com menor consumo, então, sempre dê preferência a eles. Caso não seja possível, sempre compre os mais próximos. Isso significa que o produto utiliza a energia de forma eficiente, o que reduz desperdícios e colabora com a sustentabilidade.
Pratique o consumo consciente
O consumo consciente é totalmente ligado ao conceito de preservação ambiental. Ele foca no uso inteligente dos recursos naturais, nas práticas para evitar desperdícios e na redução do volume de lixo. Veja algumas ações que podem ajudar:
- compre somente o que é necessário;
- evite produtos descartáveis;
- dê preferência aos produtos com refil;
- utilize embalagens retornáveis;
- procure produtos que não degradam o ambiente.
Além disso, caso tenha filhos, já os ensine desde pequenos a importância da preservação da natureza e os principais hábitos para isso. Assim, eles já se desenvolvem com foco nos cuidados com o meio ambiente.
Com essas dicas sobre como ter uma casa sustentável, esperamos que você consiga colocar esse estilo de vida em prática. Isso traz economia para o dia a dia e ainda colabora com a natureza, trazendo benefícios para toda a sociedade.
Se você gostou deste texto, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre como investir em seu imóvel!