manutenção do ar-condicionado

Como e quando fazer a manutenção do ar-condicionado em casa?

Admita: você sempre sonhou em ter um ar-condicionado para abrandar suas noites ou suas horas de trabalho. Faz sentido: quem já experimentou, não consegue mais viver sem. E, afinal, foi-se o tempo em que ter um aparelho desses era luxo. Hoje, o ar-condicionado já é uma necessidade para garantir o bem-estar e até maior produtividade nesse nosso país de muita luz e calor — e isso, convenhamos, não tem preço.

Não é só uma questão do conforto de ter a temperatura ideal. O ar-condicionado produz um ambiente controlado, asséptico e silencioso. Você pode fechar todas as janelas e portas e estar em perfeita segurança contra ruídos, intempéries e invasão de privacidade. Ou seja, qualidade de vida.

Se você ainda não tem esse benefício tecnológico, é preciso pesquisar para encontrar o aparelho mais adequado para a sua finalidade. Todos os modelos têm especificações técnicas adequadas exclusivamente às dimensões do ambiente em que está instalado. Além disso, sua instalação exige uma pequena reforma que deve estar de acordo com as regras do condomínio e da legislação. Oriente-se a respeito.

Limpeza caseira

Quando tudo estiver certinho e a máquina funcionando, é hora de relaxar e usufruir a temperatura certa o tempo todo, o ano todo. Mas fique atento: para ter esses benefícios é preciso incorporar na sua rotina certos cuidados com o aparelho. O bom funcionamento do ar-condicionado depende muito de uma boa manutenção.

A vilã dos aparelhos de ar-condicionado é a poeira, muito presente em nosso dia a dia. Ela compromete o bom funcionamento do aparelho, obstruindo os canais de circulação do ar, e é um risco à saúde, porque, acumulada, volta ao ambiente, provocando alergias e outros incômodos respiratórios. Siga nossas dicas.

Para lidar com a poeira é recomendável limpar:

•         os filtros de ar, com uma escova macia;

•         o gabinete, com um pano úmido e detergente neutro;

•         o condensador, com uma escova ou até mesmo aspirador de pó.

A higienização regular do equipamento deve ser feita uma vez por mês. Mas caso haja muitas pessoas circulando no ambiente, aconselha-se a executar os procedimentos de limpeza a cada 15 dias. Essa operação pode ser feita por você mesmo, uma vez que não requer experiência ou habilidade.

Mas observe essas orientações:

1- instale o aparelho em local de fácil acesso para que não haja dificuldades na hora da limpeza.

2- Não use álcool ou qualquer solvente do mercado.

3- Retire o aparelho da tomada para fazer a limpeza.

Manutenção profissional

Alguns componentes do aparelho são também suscetíveis a um desgaste natural. É o caso, por exemplo, do fluído refrigerante, que, eventualmente, pode vazar. A limpeza do compressor também precisa ser feita, pois é ele que renova o ar do ambiente. O mesmo ocorre com os dutos de ar de onde sai o ar refrigerado. A bobina é outra peça do aparelho que deve ser trocada para melhorar o fluxo de ar. Está difícil entender? Leia o Manual do aparelho para identificar essas peças e ter outras orientações. É sempre útil conhecer um pouco mais desse seu amigo.

De todo modo, o serviço deste tipo de manutenção só deve ser feito por um técnico especializado. Geralmente, esses profissionais são credenciados pelas próprias empresas que comercializam os equipamentos, que oferecem ao cliente um contrato de manutenção preventiva de seu ar-condicionado. É uma opção segura, confiável.

No entanto, também é possível contratar um prestador de serviço autônomo, de preferência que seja indicado por alguém que já o contratou. Essa opção costuma oferecer algumas vantagens, como atendimento mais ágil e mais econômico. Normalmente, esses profissionais independentes são bem qualificados para esse tipo de serviço e há muitos deles no mercado.

O técnico também vai proceder a um serviço importante não só para o funcionamento do aparelho, mas, também, para a sua vida útil: trocar peças desgastadas, reparar eventuais vazamentos, ajustar peças soltas e verificar o desgaste nos cabos. Esses procedimentos permitem vida útil mais longa e bom funcionamento do ar-condicionado ao longo do ano.

Outro serviço importante que o profissional executa é uma limpeza profunda no aparelho, desmontando-o para ser higienizado por completo, com produtos específicos para este fim. A limpeza profissional é essencial para combater a proliferação de bactérias, vírus e fungos no equipamento — e, consequentemente, no ar que circula no ambiente.

Você já deve estar fazendo cálculos sobre os custos deste serviço, mas não se preocupe, eles não são graves. Esse tipo de manutenção mais pesada, executada por um técnico, deve ser feita apenas uma vez por ano. Só em caso de uso comercial, em ambientes com muita circulação de pessoas, é que se recomenda esse tipo de manutenção a cada seis meses.

Defeitos comuns

Fique sempre atento ao bom funcionamento do aparelho. Refrigeração insuficiente, gotejamento, barulhos incomuns e odores fortes são indicações de defeitos do aparelho, assim como vazamento do fluído refrigerante e uma textura diferente do líquido que pinga do aparelho. Em todos esses casos, não hesite: chame seu técnico de confiança. Não é nada agradável contar com o ar-condicionado e, de repente, ele parar de funcionar.

O principal erro cometido no que se refere ao uso do ar-condicionado é não fechar as janelas e as portas no ambiente em que ele está funcionando. Lembre-se de que o aparelho atende somente às dimensões do cômodo em que está. Portas e janelas abertas exigem que o aparelho funcione na sua capacidade máxima o tempo todo, produzindo desgaste desnecessário e redução do seu tempo de vida útil, além de maior consumo de energia. Aliás, procure evitar o alto custo do consumo de energia, adotando práticas conscientes. Saiba mais sobre economia de energia consciente. 

No litoral, a salinidade e umidade do ar podem produzir corrosão nas partes externas do aparelho, prejudicando sua vida útil. Para isso, há acessórios de proteção feitos de alumínio que não prejudicam o funcionamento ou o consumo energético do ar-condicionado. Eles podem ser adquiridos nas próprias lojas especializadas. 

Esses são cuidados básicos que vão garantir o bom funcionamento do seu ar-condicionado por muito tempo. Não tenha dúvidas de que eles valem a pena, porque prazer de noites bem dormidas e a sensação de estar num ambiente perfeitamente climatizado é inigualável.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.