
Individualização de água e gás em condomínios: descubra se vale a pena
Se você mora em condomínio, já deve ter se deparado com a situação de ter que pagar cotas de água e gás. Essa prática é comum nos condomínios onde ainda não tem a medição individualizada desses itens. Dessa forma, é considerado o total que os moradores utilizaram de água e gás e dividido igualmente entre todos, independentemente do quanto cada um utilizou.
Isso pode ser um tanto injusto, afinal pessoas que têm consumo menor, acaba pagando a mesma quantia que outros que tem o consumo maior. Em alguns casos até quando não houve consumo algum, pois o apartamento pode estar desocupado. Por isso o sistema de medição individualizada de água e gás tem se tornado cada vez mais comum.
A lei federal nº 13.312/16, deu um prazo de 5 anos para que todos os novos empreendimentos construídos tenham esse sistema de medição. Já os condomínios antigos não têm a obrigação de adaptar-se a esse sistema, porém, mesmo assim, muitos têm se adaptado.
Quer conhecer um pouco mais sobre o sistema de medição individualizada? Continue a leitura conosco!
Como é feita a medição individualizada de água e gás?
A medição individualizada de água já é algo bem comum nos condomínios, e ela é realizada através de um relógio medidor instalado na entrada de água de cada apartamento. Essa prática, apesar de ainda não ser adotada por todos, já é bastante comum, inclusive em condomínios mais antigos.
Já a medição individualizada de gás é uma prática menos comum, mas que vem sendo adotada aos poucos. Para fazer essa medição é necessário a instalação de um equipamento de medição específico para cada apartamento, esse equipamento conta com um relógio de consumo que é possível registrar o consumo todo mês.
Quais os benefícios da medição individualizada?
O maior benefício de se ter a medição individualizada de água e gás, é uma cobrança mais justa, considerada o seu real consumo desses itens. Mas também é correto afirmar que essa medição leva aos usuários a se conscientizar melhor sobre o consumo de água e gás, e dessa forma diminuir os gastos desnecessários.
Outro grande benefício da medição individualizada, é facilitar a identificação de vazamentos, tanto de gás quanto de água, e dessa forma, cortar o fornecimento somente para o local onde está ocorrendo o vazamento.
Também vale ressaltar, que as penalidades aplicadas para quem não pagar a conta também serão individualizadas. Então se um condômino não pagar sua conta de água ou gás, a suspensão de consumo será aplicada somente a ele, e não ao restante dos moradores.
É muito importante ao procurar um novo imóvel para se morar se atentar se o local conta com as medições individualizadas de água e gás. Nos novos empreendimentos lançados pela Construtora União, esse sistema de medição individualizada de água já é padrão. E no último empreendimento que lançaram, o Maison du Soleil, a medição de gás individualizada também já é padronizada.
E então o que achou do nosso conteúdo sobre a medição individualizada de gás e água? Deixe seu comentário!