energia solar em condomínios

Energia solar em condomínios: como funciona e quais as suas vantagens!

A sustentabilidade é o principal tema que tem sido debatido no mundo inteiro em seus diversos níveis, buscando conciliar o nosso estilo de vida com a preservação do meio ambiente. Dentro dessa realidade, uma das discussões mais difíceis, e mais importantes também, consiste justamente nas formas de geração de energia que minimizem os danos ambientais.

Além disso, há também ainda a questão de deixar de depender de fontes de energia que tendem a se tornar mais escassas com o tempo, para aproveitar mais aquelas que se renovam. A energia solar tem sido um dos pilares dessa discussão, com a promessa de ser uma energia renovável, não poluente, e com grande potencial para nutrir as nossas casas.

Aqui mesmo no Brasil ela tem se tornado uma tendência cada vez maior, trazendo muitos benefícios para os seus adeptos e ainda ajudando a termos um consumo cada vez menos poluente. Por isso hoje, esclareceremos as suas principais dúvidas sobre o uso de energia solar em condomínios!

Como funciona o uso de energia solar em condomínios?

Antes de tudo precisamos entender que existem duas opções possíveis para se ter energia solar em um condomínio, sendo ela individual, ou então para todos os moradores. Ou seja, isso significa que em um cenário as placas seriam instaladas individualmente nos apartamentos dos moradores, de acordo com os desejos de cada um, enquanto em outro, elas seriam instaladas em uma área comum.

Quando as placas fotovoltaicas são instaladas nessa área comum, o condomínio deixa de depender apenas da energia vinda dos meios convencionais, o que permite uma redução na conta de luz geral. Porém, esse projeto requer viabilidade, ou seja, um local com espaço e boa incidência solar, mostrando que as coisas não são tão simples, apesar de muitos apartamentos modernos já contarem com esse recurso.

Apesar disso, o modo mais comum que costumamos ver são as instalações individuais, justamente por depender de menos variáveis.

E quais são as suas vantagens?

Mas e as vantagens? Para se fazer os investimentos necessários para ter seu condomínio abastecido por energia solar, é necessário ter expectativa de ter algum retorno né? Fique calmo que apresentaremos agora para você as vantagens do uso de energia solar em condomínios!

Sustentabilidade

A primeira vantagem a ser citada necessariamente tem que ser a relação ambiental da energia solar. Se tratando de uma energia que não polui, não gera gases, não causa praticamente nenhum dano ao meio ambiente, e ainda é praticamente ilimitada, já que convenhamos que o sol deve permanecer aí por alguns bilhões de anos.

Valorização

A valorização do seu imóvel também é algo a se considerar, uma vez que agora seu imóvel se torna mais verde, e menos custoso em relação à conta de luz. Algumas pesquisas indicam que a valorização do imóvel pode chegar a cerca de 30%, já que a procura por lugares que já possuam energia solar tem aumentado.

Economia

Por mais que o investimento de fato seja caro no início ele efetivamente se paga, pode não ser de imediato, mas todo investimento leva pelo menos alguns anos para trazer um bom retorno. Aqui não é diferente, o sistema de energia solar pode reduzir os custos da conta de luz em 95%, o que no longo prazo é uma bela economia.

Enfim, a energia solar é uma ótima forma de obtenção de energia, apesar do custo alto para implementação, as suas vantagens são tremendas. Por isso mesmo, a União Construtora construiu o Poesia Art Home que possui energia solar para as áreas comuns, melhorando e muito a sua qualidade de vida!

Esperamos que tenham gostado do texto, e gostaríamos de convidá-los a entrar em contato conosco para mais informações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.