
Iluminação para apartamentos: 4 dicas!
Não é preciso ser um profissional da área de decoração de ambientes para saber que a escolha da iluminação para apartamentos tem o poder de mudar toda a percepção e o astral de um ambiente.
Independentemente de qual seja o porte de uma residência, o fato é que com criatividade é possível elevar o valor estético e a elegância na hora de posicionar as lâmpadas e objetos decorativos ou aproveitar a luz natural.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você confira 4 ótimas dicas de iluminação para apartamentos que podem ser colocadas em prática com muita facilidade. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
1. Cozinha e área de serviço com luz branca
Há quem diga que a cozinha é o coração da casa, pois é onde todas as pessoas se reúnem, não é verdade? Portanto, indicamos luzes de tons frios, já que são ideais para ambientes que remetam a trabalho, agilidade ou sociabilidade. O mesmo se aplica às áreas de serviço, porque a luz branca orna com locais frios e úmidos devido ao fato de se assemelhar à luz do dia.
2. Luzes de tom quente em áreas de descanso
Você sabia que existem motivos além da preferência pessoal para que as pessoas escolham entre luzes de cor fria e cor quente na iluminação para apartamentos? Pois bem, enquanto as luzes brancas são ótimas para ambientes de trabalho e áreas de maior circulação da casa, as luzes amarelas são ideais para cômodos de descanso e relaxamento.
É claro que sempre há a liberdade para trabalhar o estilo do cômodo da forma como você se sentir melhor. Uma ideia interessante é colocar uma lâmpada de LED branca como luz central e uma amarela como secundária. Dessa maneira, você criará dois ambientes dentro do mesmo espaço, dependendo da tonalidade da lâmpada que estiver acessa no momento.
3. Abajures e peças soltas
Os abajures são artigos que nunca saem de moda devido à sua versatilidade. Em espaços restritos, eles são ótimas escolhas para proporcionar uma sensação aconchegante sem perder a elegância.
A melhor parte é que os abajures também são peças decorativas e agregam valor estético ao cômodo. Se você mora em um apartamento pequeno considere também o uso de luminárias soltas e preferencialmente com lâmpadas de cor quente.
4. Luz natural e superfícies espelhadas
Por fim, uma das formas mais simples e eficientes de elevar o estilo da iluminação para apartamentos é aproveitar a luz natural e ampliá-la por meio de superfícies espelhadas. Em apartamentos de pequeno porte, principalmente, essa é uma das tendências mais procuradas pelo fato de dar uma sensação de amplitude ao ambiente.
Aproveite as entradas de luz do Sol e utilize cortinas claras e leves como difusor, pois dessa forma a casa toda ficará bem iluminada durante todo o período do dia. Além disso, posicione espelhos em pontos estratégicos para refletir a luz por todo o ambiente.
Para concluirmos, vale destacar que o estilo de iluminação para apartamentos está diretamente ligado à sua personalidade e preferências. Basta ter criatividade para dar um toque de elegância, modernidade e aconchego aos cômodos de sua residência. Se preferir, sempre há a possibilidade de contar com um profissional para auxiliar na tarefa de escolher os melhores elementos para a composição do ambiente.
Quer receber todas as nossas postagens com dicas informativas e conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário e outros assuntos interessantes? Então assine a newsletter para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail!