Coleta seletiva de lixo

Coleta seletiva de lixo: como funciona essa iniciativa?

A coleta seletiva de lixo é um ato de conscientização sobre a sustentabilidade. Essa é uma das maneiras mais fáceis, econômica e simples de se adotar práticas verdes e que cuidam do meio ambiente. Afinal, não são necessários grandes investimentos, equipamentos ou pessoas qualificadas. Basta separar o lixo corretamente.

Moram diversas famílias em um condomínio, portanto a concentração de lixo e outros resíduos acaba sendo maior e mais concentrada. Por isso, é ainda mais importante que o condomínio garanta as condições adequadas para a coleta seletiva — tanto em relação à estrutura (lixeiras adequadas) quanto na conscientização.

Neste post, mostraremos a importância e a diferença dessa prática nas residências e como colocar a coleta seletiva em prática de maneira simples no seu dia a dia. Vamos lá?

O que é coleta seletiva de lixo?

A coleta seletiva de lixo é o processo de separar os resíduos conforme a sua composição. Ou seja, é a separação em:

  • papel e papelão;
  • metal;
  • vidro;
  • madeira;
  • resíduos orgânicos (resto de alimentos, por exemplo);
  • resíduos não recicláveis;
  • plástico;
  • resíduos perigosos.

Após essa separação, o lixo é encaminhado para centros de triagem. Nesse local, os resíduos que podem ser reciclados passam por uma prensa e seguem para as unidades das indústrias de reciclagem. Assim se inicia o processo para que possam ser reaproveitados e transformados em novos produtos, como embalagens recicladas e papel reciclado.

A importância da coleta seletiva de lixo está justamente nesse processo. Sem ela, o lixo é descartado inadequadamente, muitas vezes no meio ambiente, inviabilizando a reciclagem e o reúso de materiais que levam anos para se decompor na natureza.

O simples hábito de separar o lixo corretamente reduz o consumo de matérias-primas virgens. Em consequência, há menos poluentes no mundo e economia de água e energia. Isso acontece porque a coleta seletiva é o primeiro passo para a economia circular, que contrapõe a economia linear e melhores práticas para o consumo consciente de plástico e outros materiais recicláveis. 

Além dos benefícios para o meio ambiente, essa prática ajuda os pequenos produtores. Isso acontece por meio da geração de receita com a produção e comercialização de recicláveis.

Como funciona a coleta seletiva?

A maneira mais prática e comum de adotar a coleta seletiva de lixo é por meio das lixeiras adequadas para cada tipo de material. Em alguns bairros, as prefeituras disponibilizam os Pontos de Entrega voluntária, os PEVs.

Porém, qualquer local pode adotar o uso dessas lixeiras. Nos condomínios isso é ainda mais importe, pois há uma grande concentração de pessoas e de lixo. Além, é claro, de facilitar a conscientização, já que as lixeiras estarão ainda mais próximas dos moradores.

Há cidades e alguns bairros em que os PEVs não são disponibilizados ou não são recolhidos com frequência. Portanto, o ideal é não se prender somente às ações dos governantes e ficar esperando por soluções dos órgãos públicos. Cada um pode fazer a sua parte e contribuir com o meio ambiente e com a organização e limpeza do condomínio.

Como adotar a coleta seletiva no condomínio?

Seu condomínio ainda não tem coleta seletiva de lixo? Adotar essa prática sustentável e que beneficiar a todos é muito fácil e não requer grandes investimentos. O mais importante é a colaboração coletiva.

Além disso, a administração do condomínio precisa tomar cuidados após essa separação e com os funcionários da área da limpeza. Confira algumas ações para aplicar a coleta consciente no seu condomínio e saiba como contar com a colaboração de todos. 

Conscientize os moradores

O primeiro passo para adotar a coleta seletiva de lixo é conscientizar os moradores do seu condomínio. Sem a colaboração e ajuda mútua de todos, é muito difícil implementar ações coletivas. Para isso, você pode optar por fazer reuniões com os moradores, distribuir panfletos informativos e placas de orientação próximas às lixeiras.

Muitas vezes as pessoas não fazem a coleta seletiva por falta de estrutura ou porque não sabem exatamente como separar os resíduos. Por isso, informação é tudo.

Além da educação em separar o lixo e descartá-lo nas lixeiras adequadas, é importante conscientizar a todos sobre boas práticas. As principais são:

  • ter cuidado no descarte de objetos cortantes, como latas e potes de vidro;
  • não jogar lixos muito sujos e com restos de alimentos (lave ou limpe os resíduos, por exemplo);
  • sempre jogar o lixo dentro da lixeira, não em cima ou dos lados.

Além dos moradores, é importante que os profissionais de limpeza do condomínio também estejam alinhados quanto a essas boas práticas. O treinamento desses colaboradores é indispensável, pois é necessário utilizar luvas e máscaras.

No caso de espaços de coleta seletiva, o condomínio também passa a ter que colocar um adicional insalubridade para os funcionários, caso eles venham a se cortar ou ter outro tipo de ferimento em razão dos materiais. Caso contrário, ações judiciais podem sair ainda mais caro.

Reserve um espaço adequado

O correto é que as lixeiras para a coleta seletiva do lixo fiquem ao alcance de todos. Porém, elas precisam ficar em locais reservados para isso. Afinal, deixar perto do salão ou áreas de convivência pode ser um tanto quanto desagradável.

Além disso, é fundamental prezar pela higienização desses espaços. Como há lixeiras para materiais orgânicos, a falta de limpeza pode atrair insetos e roedores, por exemplo.

Dê a destinação adequada ao lixo coletado

Caso o seu bairro ou a sua cidade não tenha um PEV, você pode buscar por parcerias com catadores de recicláveis, como latinhas, papel e papelão, ou até mesmo com indústrias ou empresas especializadas que recolhem determinados resíduos para reúso.

A coleta seletiva de lixo é uma atitude simples, mas que faz grande diferença na vida de todos e, principalmente, no meio ambiente. Porém, é necessária a colaboração de todos no condomínio para que essa separação seja feita de maneira adequada. Já por parte da gestão dos condomínios, é preciso cuidar para dar o correto fim a esses resíduos separados.

Essas dicas ajudaram você? Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e também no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba as novidades do nosso blog por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.