Quando comprar um apartamento Quando comprar um apartamento

Quando comprar um apartamento: 5 sinais que é o momento

6 minutos para ler

Você que sempre teve a aquisição da casa própria como um objetivo, mas ainda não se sentiu seguro para dar esse importante passo, já pensou que pode ter chegado a hora de realizar esse sonho?

Muitas vezes o zelo por fazer um negócio seguro, que atenda aos seus desejos e que caiba no seu bolso pode retardar o momento tão esperado de sair do aluguel. Pois hoje vamos ajudá-lo a avaliar como saber quando comprar um apartamento com segurança e planejamento. Confira!

1. Você atingiu estabilidade financeira

Para a maioria das famílias brasileiras, a compra de um imóvel próprio é o maior investimento da vida. Ele exige foco, sacrifício e muito planejamento. Para se tornar o proprietário de um imóvel é indispensável que atinja uma considerável estabilidade financeira.

Para isso, é preciso pensar no longo prazo e ter total controle de suas finanças. Isso não significa que é preciso ter uma renda elevada. Muita gente ganha bem, mas chega ao final do mês sempre no vermelho pois falta organização.

Estabilidade financeira tem relação com planejamento, controle sobre suas despesas e capacidade de economizar. Assim, você não apenas chega ao final do mês com as contas em dia, como também pode poupar para comprar o imóvel e fazer uma reserva.

Quando se adquire um imóvel por meio de um financiamento, por exemplo, se assume um compromisso que lhe acompanhará por anos ou mesmo décadas. Ter controle de suas finanças é fundamental para não ter problemas no futuro.

2. Sua situação profissional é segura

Falamos acima sobre sua condição financeira e ela pode estar intimamente ligada a sua situação profissional. E novamente, esse aspecto deve ser avaliado no longo prazo, considerando como você estará nos próximos anos.

Você pode até dispor de algum capital neste momento para dar entrada em sua casa própria e assumir um financiamento não muito pesado. Mas é fundamental que você pense qual será sua situação profissional nos próximos anos e tenha certeza de que esse compromisso não ficará muito pesado.

É claro que é impossível ter 100% de certeza sobre o que deverá acontecer nos próximos anos, mas é importante ter alguma ideia do que poderá acontecer, e sobre quais alternativas sua família terá se houver algum revés.

3. Você tem um planejamento financeiro

Você reparou quantas vezes falamos em planejamento financeiro ao longo deste texto? Não é para menos. É simplesmente impossível realizar o sonho de comprar um imóvel próprio sem que se tenha tudo planejado nos mínimos detalhes.

Primeiramente, é preciso saber exatamente qual a sua capacidade de compra. Assim, é possível definir o seu foco, o tipo de apartamento que você poderá comprar agora. Para isso, é preciso saber de forma detalhada quais as suas receitas e quais as suas despesas.

Registrar todas as suas despesas em uma planilha é fundamental. Dos gastos maiores, como o aluguel, até os menores, como o cinema no final de semana, tudo deve estar registrado e contabilizado. Só assim você poderá identificar sua real capacidade de endividamento para planejar a aquisição do bem.

Os especialistas em finanças recomendam que a despesa com o imóvel não deve superar 30% da renda total do comprador. Esse é um bom ponto de partida para o seu planejamento. E não se esqueça que o esforço deve envolver todos os integrantes da família. Mesmo quem não tem renda precisa contribuir diminuindo suas despesas.

4. Você realmente deseja sair do aluguel

Para muita gente, morar de aluguel não é um grande problema. Outros, consideram a compra da casa própria, na localização que sempre sonhou, como um objetivo de vida, um verdadeiro marco do sucesso e da sua independência. A verdade é que a casa própria pode, sim, representar a felicidade da família e permanecer no aluguel pode ser penoso.

Se você se encontra neste segundo grupo, nada mais correto do que perseguir essa meta de se tornar o dono de sua própria casa. Se isso não se tornar uma obsessão que o leve a fechar um negócio precipitado, esse desejo pode ser usado como uma motivação especial para justificar o esforço necessário.

Além de representar segurança para a família, a casa própria é um investimento, um patrimônio que se adquire e que só se valorizará com o tempo.

5. Você está em busca de um investimento seguro para o seu capital

O mercado de imóveis é reconhecido como um dos mais seguros investimentos. Mesmo em momentos de graves crises, dificilmente quem investe em imóveis perde o capital investido. Se a rentabilidade e liquidez são menores, um imóvel estará firme, forte e valorizado quando a tormenta passar.

Em momento de grande incerteza sobre o futuro da economia, como o que passamos agora, os imóveis podem representar um porto seguro que dificilmente se irá encontrar em qualquer outro investimento.

Nas projeções para 2020, o mercado imobiliário já figurava como um dos mais promissores, por uma série de fatores. As condições para quem depende de financiamento para a compra, por exemplo, se mostravam favoráveis. Os bancos vinha oferecendo mais crédito aos compradores, mesmo aqueles de menor renda, que têm, por exemplo, o programa Minha Casa Minha Vida com alternativa.

Estas variáveis não devem se alterar significativamente. É o caso, por exemplo, da taxa de juros, a Selic. Fundamental para a evolução das prestações do financiamento, o indicador se encontra em um dos seus menores índices de toda a história. E deve permanecer assim para que a economia do país como um todo possa se recuperar. E este é um ponto positivo para quem tem interesse em investir em imóveis.

Esses são alguns dos sinais que indicam quando comprar um apartamento. Não se esqueça que o momento de sair do aluguel e se tornar dono do seu próprio imóvel deve estar acompanhado de um detalhado planejamento para que o seu negócio seja seguro e sem surpresas no futuro.

Se você se identificou com esses sinais, é o momento de iniciar a busca pelo seu apartamento. Que tal conhecer os nossos empreendimentos e encontrar a casa ideal para você e para sua família? Será um prazer contribuir para a sua conquista!

Posts relacionados

Deixe uma resposta