investir em imóveis investir em imóveis

5 vantagens de investir em imóveis

6 minutos para ler

Investir em imóveis voltou a ser uma boa escolha para aumentar e proteger o seu patrimônio. Nos últimos anos, esse setor fundamental para economia sofreu impactos negativos com a queda da construção civil e do desemprego, que foram reflexos da grave crise enfrentada pelos brasileiros. 

No entanto, desde 2019, a economia vem aquecendo e o mercado imobiliário crescendo junto e apresentando excelentes perspectivas. Além do aumento nos lançamentos dos imóveis, os bancos reduziram as suas taxas de créditos imobiliários, o que representa um importante incentivo para as empresas e investidores. 

Se você quer investir, mas ao mesmo tempo preza pela segurança do seu dinheiro, veja porque o investimento em imóveis pode ser a sua melhor escolha. Entenda. 

1. Facilidade de pagamento

Um dos primeiros aspectos que favorecem a facilidade de pagar os imóveis é o incentivo que os bancos vêm dando a esse investimento. Desde 2019, os principais bancos anunciaram a queda nas taxas de juros. Isso interfere positivamente no seu poder de compra e nas taxas de financiamento que ficam mais leves de pagar. 

Esse cenário se torna ainda mais vantajoso para investir em imóveis quando você opta por fazer um financiamento para a compra de um segundo imóvel. Imagine que você já tem sua casa ou apartamento e quer aplicar o seu dinheiro no setor imobiliário, seja para alugar, seja para vender. 

Ao contrário do que muitos imaginam, o financiamento não é o vilão das suas finanças, principalmente se você é disciplinado e segue um bom planejamento financeiro. Além disso, ainda há a opção de utilizar o FGTS e, mesmo que o seu primeiro imóvel não esteja quitado, você consegue realizar financiar o segundo. Com isso, consegue fazer o seu investimento com segurança

2. Segurança patrimonial

Muitas pessoas têm o desejo de investir para aumentar o patrimônio e ter uma vida tranquila, principalmente durante a aposentadoria. No entanto, sempre ficam com o pé atrás, já que o risco de perder o dinheiro existe. 

Com isso, é comum que investidores vivam no dilema: investir muito dinheiro e se arriscar na mesma proporção, ou aplicar poucos recursos e ter uma rentabilidade baixa? Isso não acontece quando você escolher investir em uma propriedade. 

Os imóveis não podem ser congelados pelo governo, como acontece em quantias de dinheiro. Sendo assim, o investimento no mercado imobiliário está protegido contra a quebra dos bancos e, dessa forma, é uma aplicação que oferece segurança patrimonial, mesmo em uma economia instável como a brasileira. Sem contar que, dificilmente, um imóvel terá um valor consideravelmente menor do que você pagou. 

A segurança deste tipo de investimento também está atrelada à proteção contra a inflação. Todos os valores de aluguéis e das negociações e transações feitas no mercado imobiliário são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil, o INCC, sendo que isso protege o seu poder de compra. 

3. Rentabilidade

Outra vantagem de investir em imóveis é a rentabilidade e a versatilidade que você terá para ganhar dinheiro. Em primeiro lugar, você faz renda sem precisar sair de casa, afinal, você tem a opção de alugar o seu imóvel. Com isso, terá o “salário” dos aluguéis todos os meses, que é chamada de renda passiva. 

Outra possibilidade é a de vender a sua propriedade e, com o dinheiro, fazer outro investimento. Afinal, a procura por aluguéis ainda é grande pelas pessoas que não têm condições de ter a casa própria, e a venda pode ser feita não somente para pessoa física, como para as jurídicas também. 

Tudo isso torna o investimento em imóveis uma opção rentável, tanto em médio quanto em longo prazo. Portanto, as chances de você ter prejuízos são praticamente inexistentes. 

4. Valorização do imóvel 

Dependendo do cenário em que a economia está, você consegue tirar bastante proveito da valorização do imóvel. Como dito, dificilmente, o investidor em imóveis perderá dinheiro porque a propriedade está valendo muito menos do que ele pagou. 

No entanto, o contrário é muito comum de acontecer, ou seja, por diversos motivos, o seu imóvel pode valer muito mais do que o valor que vou comprado ou financiado. O primeiro fator que contribui para isso é a lei da oferta e procura. Se o bairro for bem localizado, se o apartamento for bem decorado, por exemplo, e a economia estiver favorável, o aumento na quantidade de pessoas interessadas eleva o valor do bem. 

Essa valorização, que fica acima de muitos outros ativos do mercado financeiro, também está relacionada aos seguintes fatores: 

5. Diversificação 

Uma das primeiras lições que todo investidor aprende é: não coloque todos os ovos na mesma cesta. Em outras palavras, o ideal é diversificar os seus investimentos. No entanto, algumas aplicações precisam de mais dinheiro para que o retorno valha a pena, já outros são muito complexos e dificultam essa diversificação.

Com as boas chances de rentabilidade ao investir em imóveis, pela facilidade e a renda passiva, você consegue utilizar esses retornos para aplicar em outras opções. Exatamente por isso e pela segurança que o mercado imobiliário oferece que muitos investidores experientes e com aplicações na bolsa de valores, normalmente, têm aportes em imóveis. 

Isso também acontece porque outros títulos, como os bancários e das empresas de capital abertos, têm a característica de serem muito voláteis. Ou seja, ao mesmo tempo em que você tem chances de grandes retornos a de perder quantias consideráveis acontece na mesma proporção. 

Investir em imóveis se tornou sinônimo de segurança, facilidade, conforto e rentabilidade. Por meio de um financiamento, por exemplo, você consegue adquirir propriedades novas e em locais bastante valorizados. No futuro, essa pode ser uma importante fonte de renda para realizar os seus sonhos e garantir uma vida tranquila para a sua família. 

O que acha de dar o primeiro passo na proteção e aumento do seu patrimônio investindo em imóveis? Entre em contato conosco e conheça os nossos empreendimentos novos, em construção e os prontos para morar. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta