decoração com espelhos decoração com espelhos

4 ideias para uma decoração com espelhos

6 minutos para ler

Muitas pessoas ficariam animadas com a possibilidade de renovar o visual do apartamento sem fazer grandes alterações. Melhor ainda se, com esse trabalho, pudessem gerar amplitude aos espaços pequenos do imóvel. Felizmente, isso é possível com qualquer tipo de decoração com espelhos.

Esses acessórios estão presentes na maioria das residências e são tão versáteis que combinam com vários estilos: dos mais discretos e elegantes aos extremamente ousados. Portanto, se você está em busca de ideias para incluí-los na composição, veio ao lugar certo.

Prossiga com a leitura e veja as nossas 4 sugestões de uso de espelhos para transformar os ambientes!

Como criar uma decoração com espelhos?

É difícil encontrar um lar que não tenha pelo menos um exemplar desse acessório, seja no banheiro, seja no quarto. Além de auxiliar nos cuidados diários com a própria imagem (produção de maquiagens e montagem de looks, por exemplo), o espelho pode atuar como item decorativo.

Aqui vão algumas propostas para você inovar com esse tipo de peça.

1. Invista em móveis espelhados

Essa dica é interessante para apartamentos trabalhados com um estilo de decoração mais contemporâneo ou que engloba misturas de materiais. Ela também pode agregar informação a espaços neutros e monótonos, já que os reflexos passam a ter bastante destaque.

Quem curte atmosferas luxuosas certamente vai gostar do resultado. Afinal, quer algo mais requintado que o brilho proporcionado pelas superfícies espelhadas? Elas podem surgir como revestimentos de aparadores, armários de cozinha, buffets, mesinhas de centro e até cômodas.

2. Brinque com molduras diferentes

Outra maneira de variar a decoração com espelhos é apostar em peças que tragam molduras exclusivas. Você pode combinar modelos que tenham formas, cores e até texturas diferenciadas. Há inúmeras opções nas lojas, para todos os gostos e necessidades.

Para quem tem alma de artista, vale até transformar objetos específicos em molduras. Veja alguns exemplos:

  • nichos — as extremidades dessas peças vazadas podem ser feitas sob medida para contornar as bordas dos espelhos;
  • cordão de luzes — perfeito para obter o efeito camarim, o cordão funciona bem quando posicionado ao redor de espelhos sem molduras;
  • rolhas de vinho — solução criativa para enfeitar cantos de espelhos usados em salas de jantar ou em varandas gourmet;
  • pastilhas — fileiras desses revestimentos podem ser desenhadas ao redor do espelho do banheiro ou do lavabo.

3. Combine com quadros e plantas

Aqui, a proposta é intercalar diferentes tipos de espelhos com outros acessórios que costumam ser instalados nas paredes. Os quadros e os suportes com plantas são os mais comuns, mas é possível adicionar pôsteres, fotografias e obras de arte variadas.

Para ter o apartamento decorado dessa forma, faça um planejamento da posição de cada peça em um papel. Se precisar, solicite a ajuda de outra pessoa para testar combinações, prever alturas e definir o local de fixação de cada elemento.

Os ganchos também são interessantes para intercalar com os espelhos porque permitem pendurar objetos de acordo com o uso do ambiente — canecas na cozinha, bolsas e casacos no hall de entrada, joias e bijuterias no quarto, e assim por diante.

4. Crie desenhos nas paredes

Nessa sugestão, você deve trabalhar com os espelhos como se eles fossem figuras para imprimir imagens ou estampas nas paredes. O ideal é investir em versões com bordas chanfradas, que dispensam o uso de molduras e deixam o visual mais limpo.

Há várias opções: posicionar peças com formato geométrico (lado a lado ou na diagonal), distribuir fragmentos de espelhos para compor um painel desconstruído, dividir uma parede com um modelo retangular estreito, combinar espelhos ovais para obter o efeito pontilhado, e muito mais.

Quais são os cuidados necessários?

Todo mundo quer conservar os espelhos por mais tempo e mantê-los sempre bonitos, concorda? Para atingir esse objetivo, é importante tomar algumas precauções e seguir os procedimentos corretos de higienização. Veja três passos simples que listamos para ajudar.

Fazer a manutenção periódica

Como toda peça decorativa, o espelho necessita de cuidados frequentes para ter sua vida útil estendida. Uma boa forma de garantir a durabilidade do item é colocá-lo em um local ventilado de tempos em tempos. Dessa forma, você evita a formação de mofo e outras manchas que danificam o material.

Também procure observar o aspecto das molduras e seus revestimentos. Bordas quebradas, pontas que esfarelam e possíveis rachaduras deixam a peça com aparência envelhecida. Se identificar algum desses problemas, tente substituir as partes comprometidas o quanto antes.

Limpar os acessórios delicadamente

Esse procedimento é essencial para valorizar a sua decoração com espelhos. Isso porque, com o tempo, as peças vão acumulando poeira e outras partículas que deixam a superfície embaçada. Consequentemente, fica cada vez mais difícil enxergar algum reflexo.

O processo de limpeza é simples: comece passando uma flanela seca sobre os espelhos. Para remover a sujeira dos cantinhos difíceis, você pode usar um pequeno pincel ou uma escova com cerdas macias. Sobre manchas de dedo, pressione um pedaço de papel toalha para absorver a gordura.

Depois, faça uma mistura de água e álcool com proporções iguais e, com o auxílio de um pano, aplique sobre toda a superfície. Realize movimentos circulares, com delicadeza, até eliminar as manchas. Finalize passando uma toalha seca para prevenir borrões causados pela umidade.

Evitar produtos fortes e materiais abrasivos

Você até pode fazer uma mistura de água morna com detergente ou sabão neutro para limpar espelhos muito sujos, mas não vá além disso. Soluções com cloro, vinagre, limpador de vidros, água sanitária e outras substâncias devem ser evitadas, pois deixam a superfície escurecida com o tempo.

Materiais abrasivos também precisam ficar longe dos espelhos, visto que riscam com facilidade. Isso inclui esponja, palha de aço e escova. O único instrumento seguro é o pano, que deve receber a mistura líquida de limpeza para levar apenas a quantia necessária à superfície.

Pronto! Você acabou de aprender diversas formas de compor decoração com espelhos e, inclusive, de limpar esses acessórios. Agora vem a parte mais divertida, que é definir seus arranjos favoritos e montá-los pela residência. Aproveite que as ideias estão frescas na mente e chame alguém para ajudar você.

Quer mais soluções criativas para atualizar a aparência dos ambientes? Confira, então, nossas dicas para acertar na escolha dos móveis para apartamento.

Posts relacionados

Deixe uma resposta