
Quais são as 3 principais tendências do mercado imobiliário em 2021?
Apesar da pandemia global que impactou a economia em 2020, o segmento da construção civil continuou como um dos investimentos mais acertados e inteligentes. O setor surpreendeu positivamente e as tendências do mercado imobiliário para 2021 já estão mostrando muito crescimento.
Entre os lançamentos mais recentes, foi possível perceber que a criatividade nas apresentações e nos projetos foi uma escolha positiva. Além disso, com um mercado cada vez mais exigente, é preciso criar diferenciais únicos para se destacar e proporcionar qualidade de vida aos compradores.
Para que você possa se preparar para o ano que começa e acertar com o que estará em alta, separamos aqui as três principais tendências do mercado imobiliário em 2021. Confira!
Tendências do mercado imobiliário em 2021
Para quem deseja comprar um imóvel, esse é um momento perfeito por causa da queda da Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Atualmente, a taxa Selic está em 2% e pode cair ainda mais nos próximos meses.
O índice, que é de responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), representa a taxa básica de juros na economia do nosso país. Sendo influenciada por várias outras taxas de juros vigentes, a Selic rege as compras e vendas diárias das instituições financeiras brasileiras.
Com previsão de quedas, a estimativa é que a taxa fique em 2,75% em 2021, fazendo com que as construtoras aproveitem a oportunidade para se destacarem com empreendimentos de acordo com as tendências do setor. Veja as principais.
Novas prioridades para escolher imóveis
Por causa da quarentena, a grande maioria das pessoas passou mais tempo em casa, até mesmo para trabalhar, fazendo com que os critérios para a escolha de um imóvel se tornassem diferentes.
Com o crescimento do home office, agora as propriedades precisam apresentar espaço confortável também para o expediente, com ambientes bem divididos. Assim, os clientes ficarão de olho em imóveis com salas amplas ou quartos que possam ser transformados em ambiente de trabalho.
Seguindo esse pensamento, há também uma aposta na procura de imóveis mais distantes das capitais, principalmente devido à flexibilização que o trabalho remoto permitiu a muitos funcionários.
Empreendimentos com um toque de inovação
A utilização de cada vez mais tecnologia no nosso dia a dia, outra consequência direta da pandemia, veio para ficar, principalmente no que se refere às visitas a imóveis. Já faz algum tempo que esse procedimento tem sido feito por chamadas de vídeos com o cliente ou gravações do interior da residência no formato 3D.
Além disso, a assinatura de contratos também está sendo feita com a ajuda da tecnologia, de forma totalmente digital. Por isso, tanto no caso de clientes como de empresas, é essencial estar conectado para que a compra do imóvel seja fechada.
Novos perfis de investidores e compradores
Investidores acostumados com a renda variável tendem a migrar para o ramo da construção civil. Entre as tendências, vemos a alta das ações para compras de imóveis, já que os fundos considerados tradicionais estão com rendimento de lucros menores.
Além disso, o perfil dos compradores está mudando. Jovens entre 30 e 35 anos estão procurando o seu primeiro imóvel, perto de redes de transporte público e com espaço para home office, como explicamos.
Por fim, essa é uma oportunidade excelente para quem tem um imóvel parado e quer liquidar o bem, colocando em prática boas estratégias de conversão e apostando em diferenciais que trazem qualidade de vida aos moradores.
Ficou claro que as tendências do mercado imobiliário em 2021 alinham praticidade, modernidade e conforto. Para ficar sempre preparado e não perder nenhuma novidade, você pode acompanhar esses direcionamentos, mudanças e informações pelo nosso blog.
Essas são apenas algumas das tendências para este ano que começa. Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o mercado imobiliário, entre em contato com a Construtora União e encontre tudo de que precisa.